Sexta-Feira 07/11/2025 02:23

Grife feita em presídio de MS amplia variedade de peças e conquista mercado no Estado

Estado - Geral - Artesanato

Fotos: Grife D’Cela e EPFSGO.

Uma nova linha de produção agora integra os trabalhos da grife D’Cela, confeccionada por detentas do Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste (EPFSGO). Artesanatos em cartonagem ajudam a ampliar a gama de clientes das peças, que já são encomendadas de várias partes de Mato Grosso do Sul.

Criada há dois anos, a D’Cela traz produtos simples, acessíveis e úteis, mas que primam pela beleza e qualidade. A ação é realizada por meio da parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Poder Judiciário, Conselho da Comunidade de São Gabriel do Oeste e Fundação Municipal de Cultura.

Após capacitação oferecida no presídio, as detentas, que já aplicavam técnicas de costura às peças, passaram também a desenvolver trabalhos manuais com a arte que utiliza moldagens e colagens para dar forma a variados tipos de utensílios e itens decorativos.

Como marca da coleção feita pelas mãos das mulheres em situação de prisão, o colorido e formato dão um toque delicado e feminino a cada criação. São confeccionadas caixinhas organizadoras, puxa-sacos, almofadas, maletas de maquiagem, lembrancinhas para comemorações, porta-trecos, “bate-mãos”, bolsas, toalhinhas de boca, carteiras femininas, etc.

O dinheiro é revertido para a compra de material, bem como, o pagamento das reeducandas, que recebem ¾ do salário mínimo para ajudar no custeio próprio e de familiares. Além disso, as internas recebem remição de um dia na pena a cada três trabalhados, conforme estabelece a legislação.

Segundo o diretor da unidade, agente Albino Lima, a cartonagem está possibilitando a ampliação na variedade de produtos e atraindo um novo mercado para a grife, já superando, inclusive, a produção feita em costura.

Atualmente,  oito internas realizam os trabalhos, sendo cinco na cartonagem e três na costura. Todas as atividades são acompanhadas por uma instrutora indicada pelo Poder Judiciário, que passa a demanda para as internas produzirem, com base em encomendas.

Conforme o dirigente, as peças também são divulgadas e comercializadas na internet e nas redes sociais, e as internas confeccionam as encomendas que, muitas vezes, são personalizadas.

Os artesanatos são bem variados e têm como “carro-chefe” peças temáticas alusivas a datas comemorativas como o Dia das Mães, dos Namorados, Natal, entre outras épocas em que dobram os volumes das encomendas.

Costurando a Liberdade

Com o slogan Costurando a Liberdade com Dignidade, o projeto foi idealizado pela juíza Samantha Ferreira Barione. A iniciativa tem como objetivo levar ocupação produtiva a detentas, além de possibilitar um novo ofício e uma fonte de renda familiar.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o D’Cela é  um excelente projeto, através do qual é possível demonstrar o trabalho realizado dentro do presídio e valorizar a mão de obra carcerária feminina. “Além disso, é mais uma demonstração de sucesso das parcerias estabelecidas entre o sistema penitenciário, Judiciário e Conselho da Comunidade”, agradece.

Além de serem comercializadas para as lojas comerciais de São Gabriel e pela internet, toda a produção também é exposta na principal feira da cidade, que é realizada às sextas-feiras, na região central.

O ateliê D’Cela aceita encomendas de todo o Estado, para Campo Grande, não há cobrança de taxa de frete. Toda a verba arrecadada com a venda é reinvestida no próprio projeto, na compra de maquinários, tecidos e materiais.

Para apreciar os produtos, basta acessar este link. Pedidos e encomendas podem ser feitos por e-mail (d.celasgo@gmail.com)

Portal do MS /PH

Mato Grosso do Sul, Artesanato, Grife D'Cela

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens