Iniciativa de Município voltada à coleta do lixo gera renda, conscientiza população e elimina casos de dengue
Brasil - Ações Públicas - Campanha/ Municípios Lixo Zero
Foto: Divulgação
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem publicado ao longo desta semana uma série de iniciativas inovadoras voltadas à sustentabilidade e à conscientização sobre a redução do lixo produzido nas cidades. A temática faz parte da campanha Municípios Lixo Zero – Um desafio de todos. A cidade paulista de Santa Cruz da Esperança é uma das que tem contribuído com esse objetivo. A prefeitura desenvolveu o Projeto Moeda Verde, que orientou a população sobre a forma mais adequada de destinação do lixo, gerou renda e reduziu o número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
O projeto do Município de Santa Cruz da Esperança foi um dos finalistas do Prêmio Municiência, promovido pela CNM. A iniciativa consiste em incentivar e motivar a população para as ações de coleta seletiva, reduzir a quantidade de resíduos encaminhados para o aterro sanitário, diminuir os possíveis criadouros de Aedes Aegypti em domicílios e terrenos baldios, bem como desenvolver ações de impacto socioambiental. Além disso, a ação visa fortalecer a economia local. “É um projeto multidisciplinar que acaba atendendo de uma forma bem ampla todos os setores do Município. A iniciativa é extremamente autossustentável e não há prejuízo para a prefeitura e nem para os cofres públicos”, disse o prefeito da cidade, Dimar de Brito.
O gestor deu outros detalhes de como a iniciativa funciona na prática. “O cidadão junta na sua casa o material reciclável (papel, latinha). Nós pesamos esse material e pagamos com uma moeda que é de circulação local. De posse dessa moeda, as pessoas conseguem comprar produtos em estabelecimentos comerciais como, por exemplo, farmácia e padaria. O comércio junta todas essas moedas verdes das pessoas e emite uma Nota Fiscal da venda desses produtos provando para a prefeitura aquele valor total de moedas verdes que o comerciante juntou com as vendas ao longo do mês”, explicou.
Benefícios
O prefeito destacou que os cidadãos abraçaram o projeto na cidade. Antes da iniciativa, a população não tinha consciência da importância da coleta seletiva e não existiam ações de impacto socioambiental. A prefeitura também tinha custos com a retirada de grande quantidade de entulhos e resíduos acumulados nas residências e terrenos baldios e o Município sofria com a desorganização da cadeia da reciclagem.<img rel="shadowbox[" content"]="" data-cke-saved-src="http://www.cnm.org.br/cms/images/Projeto_Moeda_Verde.jpg" src="http://www.cnm.org.br/cms/images/Projeto_Moeda_Verde.jpg" alt="Projeto Moeda Verde" style="box-sizing: border-box; border: 0px; vertical-align: baseline; margin: 10px; padding: 0px; -webkit-font-smoothing: antialiased; outline: none; float: right; width: 360px; border-radius: 9px;">
Para o gestor, as mudanças foram significativas após a implementação do Projeto Moeda Verde, inclusive com a eliminação, nos últimos dois anos, de casos de dengue na cidade. “Hoje temos uma cidade extremamente limpa. Acabamos com os criadouros de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito. O aterro sanitário é nosso e está licenciado. Deixamos de receber cerca de 40% do volume do material que antes era depositado, ampliando a vida útil do aterro por vários anos. Trouxemos também um avanço para o comerciante em razão da injeção de recursos no mercado e o cidadão também conseguiu uma renda extra. Todos ganharam”, destacou o prefeito.
Portal CNM
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito