Al-Sissi toma posse para seu 2º mandato como presidente do Egito
Mundo - Política - Eleições 2018
Abdel Fatah al-Sissi venceu sua segunda eleição em abril, com cerca de 97% dos votos válidos, em uma disputa considerada fraudulenta pela oposição.
Presidente do Egito Abdel Fatah Al Sissi, em imagem de 2017 (Foto: AP Foto/Alexander Zemlianichenko)
O presidente do Egito Abdel Fatah al-Sissi prestou juramento neste sábado (2) ante o parlamento para um segundo mandato de quatro anos.
Durante uma sessão especial transmitida ao vivo pela televisão estatal, a posse de Al Sissi ante os membros do parlamento e do governo foi saudada por uma salva de 21 tiros de canhão.
Aviões de caça desenharam a bandeira egípcia no céu do Cairo e helicópteros militares sobrevoaram o centro da capital.
Al-Sissi inicia assim um novo mandato em plena onda de prisões de opositores, o que reflete, segundo especialistas, temores do poder contra possíveis movimentos sociais.
Sissi chegou ao poder um ano depois da destituição - por parte do Exército, força da qual era comandante - do então presidente islamista Mohamed Morsi, na esteira de manifestações em massa nas ruas.
Depois de ter sido eleito pela primeira vez em 2014, o antigo marechal venceu sua segunda eleição em abril, com cerca de 97% dos votos válidos, em uma disputa considerada fraudulenta pela oposição.
Entre os opositores e membros da sociedade civil presos recentemente estão o blogueiro e jornalista Waël Abbas, os blogueiros Chérif Gaber e Chadi Abuzeid e o opositor Hazem Abdelazim.
ONGs de defesa dos direitos Humanos denunciam regularmente a repressão implacável desde 2013 pelo governo contra os islâmicos e contra os ativistas laicos e de esquerda.
Após a recente onda de prisões, a ONG Human Rights Watch (HRW) denunciou em uma declaração na quinta-feira "o estado de opressão" que atualmente prevalece no Egito.
G1 /PH
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito