Domingo 08/06/2025 09:21

Arenas temáticas consolidam demandas e criam fórum amazônico municipalista

Brasil - Ações Públicas - XXI Marcha à Brasília

Foto: Divulgação

Após uma maratona de dez arenas temáticas, num total de 20 horas de debates, sobre as principais necessidades setoriais para os Municípios brasileiros, a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios apresentou os resultados desses painéis, que vão compor a carta Compromissos com o Brasil.

Durante a leitura dos documentos, a prefeita de Cristal (RS), Fabia Richter, agradeceu os anos que o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, dedicou ao municipalismo brasileiro. A gestora apresentou os resultados da arena temática de Saúde, reforçando a necessidade dos prefeitos apoiarem o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), pois a gestão do setor é feita na Comissão Intergestora Tripartite, com 300 federados. “Temos que ter uma atenção estratégica com a Tripartite. É dever dos prefeitos dar apoio político para que essa pactuação aconteça. Estamos numa aproximação fantástica com o Conasems como nunca aconteceu antes. Mas gostaríamos muito que os prefeitos com perfil na área da Saúde formassem um grupo para que, junto com o Conasems, possamos verdadeiramente escrever uma história municipalista para a saúde”, defende Richter.

O prefeito de Santana (AP), Ofirney Sadala, externou a felicidade em fazer a leitura do documento consolidado da arena de Administração. “Os compromissos estão na direção de mudanças nas leis. E quando falamos dessas mudança na lei, estamos buscando o principio constitucional da Eficiência da gestão. Isso dará mais segurança e coragem para os prefeitos em suas decisões e administrações”, acredita.

Por fim, os gestores reunidos no Encontro Amazônico expuseram as necessidades que a região da Amazônia Legal, que engloba 772 Municípios, enfrenta. “É uma das regiões mais ricas do mundo, mas com uma população extremamente em dificuldade. Portanto, decidimos e criamos um Fórum Permanente de Municípios Amazônicos, na linha dos que os governadores estaduais fizeram, para defender políticas específicas para a região a partir da visão municipalista”, celebrou o diretor executivo da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), Josenir Nascimento. Ele apresentou o documento final em conjunto com o prefeito de Manaquirio (AM), Jair Souto.

Portal CNM

Arenas Temáticas, Fórum Amazônico Municipalista, XXI Marcha à Brasília

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens