Quinta-Feira 16/10/2025 20:13

Brasil: A pátria pendura as chuteiras

Mundo - Brasil - Esporte - Copa do Mundo 2018

Pouca identificação do torcedor com a seleção, casos de corrupção na CBF, desemprego em alta e acachapante derrota por 7 a 1 em casa tiram a força do futebol como símbolo da redenção nacional. Ainda que o Brasil tenha chances de vencer a Copa, aquela torcida eufórica e irrestrita já não é mais a mesma

Foto: André Sollitto

A Copa do Mundo 2018 começa em 14 de junho na Rússia. Estamos quase lá, mas até agora o único sinal de empolgação dos brasileiros com o mundial é o sucesso do álbum de figurinhas. Fenômeno de vendas, teve uma tiragem inicial de sete milhões de exemplares e uma produção diária de 40 milhões de cromos. O sucesso de vendas do álbum da Copa se repete a cada quatro anos. O mesmo não se pode dizer da euforia do torcedor. Longe das bancas de jornal, o clima é de apatia e a seleção já não fascina como antes.

Um levantamento realizado pela Paraná Pesquisas apontou que 65,8% dos entrevistados estão pouco ou nada interessados no evento. Apenas 8,8% se disseram muito entusiasmados. A falta de interesse é justificada, principalmente, quando se lembra do fiasco da última Copa, com a vergonhosa derrota em casa para a Alemanha por 7 a 1. Mas a apatia é também reflexo de uma situação bem mais complexa que envolve o futebol e é influenciada pelo que ocorre longe dos gramados — a economia e a política.

A partida contra a Alemanha escancarou deficiências que até então permaneciam ocultas sob a mística do futebol como paixão nacional. Nem a conquista do inédito título Olímpico, em 2016, aliviou a frustração. “O 7 a 1 mostrou a desorganização do nosso futebol”, diz Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato de Atletas de São Paulo. “Ao contrário da Europa, nunca houve aqui uma preocupação em trabalhar a parte emocional dos jogadores, o lado intelectual. Se olharmos para a história das Copas, todas as vezes que o Brasil perdeu a organização deixou muito a desejar. Nosso futebol só se sustenta no talento do jogador brasileiro”, afirma Martorelli. Nos bastidores, a atuação das instituições esbarra nos limites da lei. Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, os três últimos dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), órgão máximo do esporte, são investigados por corrupção. Marin cumpre pena de prisão nos Estados Unidos. 

Falta também uma identificação do público com a seleção brasileira. Poucos atletas, além de Neymar, são conhecidos por todos. Dos 23 convocados pelo técnico Tite, apenas três jogam no Brasil. Todos os outros defendem times europeus (e um joga na China). É um reflexo do atual mercado da bola, responsável por levar jogadores muito jovens para clubes espalhados pelo planeta. Com isso, os ídolos ficam distantes do coração do torcedor. “As rivalidades clubísticas alimentavam ainda mais a expectativa em relação à Copa”, diz Flávio de Campos, professor de história da USP e coordenador do Ludens, núcleo que estuda o futebol. Segundo Campos, agora há uma desvinculação dessa seleção em relação à torcida. A agressividade do mercado em buscar os maiores talentos do mundo teve início no final da década de 1980 e só tem se intensificado. A elitização também tem afastado grande parte do público dos estádios. Com um futebol de qualidade mediana e ingressos caros, muitos perderam o interesse pelo esporte.

Fora dos gramados

A conjuntura brasileira também afeta os ânimos do torcedor. Em 2013, manifestações tomaram as ruas do País e o bordão “Não vai ter Copa” foi um dos mais entoados pelos manifestantes, indignados com os gastos destinados à construção de estádios enquanto o Brasil apresentava tantos outros problemas. “Acho que o grande legado da Copa de 2014 foi esse. O torcedor ganhou um poder crítico que não tinha. Houve um desencantamento do povo”, afirma o jornalista Marcelo Duarte, autor de “O Guia dos Curiosos: Copa” e “100 Camisas que Contam a História de Todas as Copas”. O que começou como um movimento pela redução das tarifas de ônibus foi ganhando um alcance cada vez maior, incorporando todas as demandas da sociedade. O resultado? “Um país polarizado, com os três poderes em frangalhos e uma grave crise econômica. Tudo isso tem um reflexo no interesse pelo futebol”, diz Flávio de Campos. “Nós, como país, estamos abatidos. Vivemos uma ressaca do ódio, de toda intolerância semeada”, afirma o historiador. Para piorar, neste momento, cerca de 27,7 milhões de brasileiros estão desempregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É tentador enxergar essa apatia pela Copa do Mundo como um sinal de amadurecimento do torcedor, que passou a acompanhar o futebol apenas como um entretenimento, sem perder de vista os problemas do país. Mas ele ainda é o esporte mais popular do Brasil. E bastam duas partidas vitoriosas sob o comando de Tite para que a empolgação retorne. O treinador é visto como o grande ídolo dessa seleção, mais do que Neymar ou outro craque em campo. “Se você analisa a biografia do Tite, você vê que ele é muito estudioso, tem uma seriedade enorme”, diz Marcelo Duarte. Ele foi o responsável por conduzir o time em uma campanha impecável na classificação para o mundial, e restaurou a esperança em torcedores já céticos. “Tite é um organizador. Imprimiu à seleção um estilo de jogo totalmente europeu”, afirma o historiador Marcos Guterman, autor do livro “O Futebol explica o Brasil”. Tudo isso, no entanto, fora do contexto de uma Copa do Mundo. Ele precisa mostrar os resultados dessa preparação na Rússia. “O brasileiro tem essa mentalidade de que só vale o título. Ou é campeão ou não é nada”, diz Rinaldo Martorelli.

IstoÈ

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens