Venezuela fecha fronteira com o Brasil às vésperas das eleições presidenciais
Brasil - Geral - Crise Econômica
Eleições na Venezuela ocorrem neste domingo (20). Fronteira foi fechada por guardas venezuelanos e veículos estão proibidos de passar. Tráfego é liberado somente para pedestres.
Fronteira entre o Brasil e Venezuela amanheceu fechada na manhã deste sábado (19) e deve permanecer até a segunda (21); eleições na Venezuela ocorrem neste domingo (19) (Foto: Emily Costa/G1 RR)
A fronteira entre Venezuela e Brasil amanheceu fechada neste sábado (19). A medida foi determinada pelo presidente Nicolás Maduro às vésperas das eleições presidenciais que ocorrem neste domingo (20).
Segundo o Itamaraty, a fronteira foi fechada às 21h de sexta (18) e deve permanecer assim até às 6h da próxima segunda. A informação foi repassada ao Itamaraty pela Embaixada do Brasil em Caracas.
Na fronteira, a 215 km de Boa Vista, veículos estão proibidos de entrar ou sair da Venezuela, mas é possível cruzar o caminho a pé. No entanto, guardas venezuelanos dizem que há a possibilidade de o tráfego ser fechado para pedestres.
No início da manhã dese sábado, a fronteira estava fechada apenas no posto de fiscalização de Santa Elena de Uairén. Às 8h30 (9h30 de Brasília), no entanto, guardas venezuelanos bloquearam a passagem logo na divisa entre os dois países. A cidade é a primeira depois de Pacaraima, município brasileiro ao Norte de Roraima.
Mesmo assim, venezuelanos continuam deixando o país. A engenheira química Henmar Medina, de 28 anos, cruzou a divisa entre os dois países a pé. Ela saiu de Valência, no estado de Carabobo, na última quarta-feira (23), para fugir da crise que devasta a Venezuela.
“Vou para Buenos Aires. Na Venezuela não tinha mais como ficar. Ontem tive medo de não conseguir sair, mas consegui. Não há problema se tenho que ir a pé", disse.
Outros dois venezuelanos também cruzaram a fronteira com ela. Os três se conheceram no caminho e em comum têm a vontade de deixar o país, conseguir trabalho no Brasil e voltar para buscar a família.
“Quero levar meus filhos e minha mulher para a Argentina comigo. Vou na frente para conseguir o dinheiro para buscá-los. Vamos recomeçar”, disse Ismael zambrana, 30.
Eles, assim como milhares de venezuelanos, acreditam que as eleições serão manipuladas. “Não quisemos esperar as eleições. É mais do mesmo. Não acredito no processo eleitoral” declarou Carlos Ocopio, 41.
O fechamento da fronteira afeta ainda os brasileiros. Armandina Lopes, 62, mora há 45 anos em Santa Elena de Uairén, onde é servidora pública. Aos sábados tem aulas em Boa Vista e costuma cruzar a fronteira de carro. Hoje teve de fazer o caminho entre os dois países a pé. A distância é de cerca de 2km.
“Hoje tenho prova, tive que deixar o carro, mas sigo caminhando”, destacou.
Eleições na Venezuela
No domingo, os eleitores venezuelanos vão às urnas para eleger o presidente que vai governar a Venezuela nos próximos seis anos.
O presidente e candidato à reeleição, Nicolás Maduro, lidera as intenções de voto nas pesquisas de opinião, seguido pelo ex-governador Henri Falcón, o ex-pastor evangélico Javier Bertucci e o engenheiro Reinaldo Quijada, que praticamente não fez campanha.
Como a maior parte da oposição boicotará a votação de domingo e dois de seus líderes mais populares estão proibidos de concorrer, o presidente de esquerda Nicolás Maduro deve se reeleger apesar da crise econômica que devasta o país.
Em Roraima, que recebe um crescente fluxo de venezuelanos que deixam o país natal, haverá apenas um posto de votação, que será no próprio consulado, no Centro de Boa Vista.
A expectativa é que pelo menos 50 venezuelanos que se inscreveram e têm residência fixa em Roraima – ou seja, que não são solicitantes de refúgio e nem de residência temporária – votem na capital. Estima-se que há 40 mil venezuelanos vivendo em Boa Vista em razão da crise no país natal.
G1 /PH
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito