Quarta-Feira 05/11/2025 09:29

Liminar promove “explosão” no deficit previdenciário de MS, diz Reinaldo

Estado - Ações Judiciais - Reforma da Previdência

Reinaldo vê riscos para a Previdência Estadual com liminar favorável à Adep-MS. (Foto: Fernando Antunes)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse na tarde desta segunda-feira (7) ter recebido com preocupação a notícia sobre a liminar expedida no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que libera defensores públicos de recolherem a alíquota de 14% para a Previdência Estadual. Além de reiterar que o Estado vai recorrer da decisão informação anunciada pela manhã–, ele informou que a medida ameaça o equilíbrio do MS Prev.

A Adep-MS (Associação dos Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul) foi ao TJ pedir a suspensão do desconto previdenciário em 14% sobre a remuneração da categoria, obtendo liminar favorável do desembargador Dorival Renato Pavan que desobriga o pagamento dessa alíquota até o julgamento final do mandado de segurança.

“Recebi essa informação com apreensão, pois isso já havia sido questionado no Supremo (Tribunal Federal), instância máxima do Judiciário e onde o ministro (Ricardo) Lewandowski não concedeu a liminar, seguindo o rito que entender ser de abrangência dos Estados o tema ‘previdência’”, destacou Reinaldo, durante evento da Caravana da Saúde nas Escolas, no Jardim Campina Verde, em Campo Grande.

Conforme o governador, a medida favorável aos defensores preocupa por conta da saúdefinanceira do MS Prev. “Sabemos que isso promove uma explosão no deficit previdenciário”, disse Reinaldo. Segundo ele, a proposta de reforma da Previdência Estadual apresentada pelo governo e aprovada pela Assembleia Legislativa –elevando em três pontos percentuais a contribuição do funcionalismo– “foi criada justamente para dar equilíbrio e garantir o pagamento de aposentados e pensionistas”. Por esse motivo, a PGE (Procuradoria-Geral do Estado) vai recorrer da liminar.

Reinaldo reforçou que o equilíbrio da Previdência Estadual é necessário para afastar a possibilidade de Mato Grosso do Sul viver a situação de outras unidades da federação, nas quais não há recursos para manter os pagamentos em dia.

“Quando propusemos essa medida, que é impopular, foi justamente em busca desse equilíbrio financeiro”, destacou, reforçando a necessidade de responsabilidade junto aos servidores da ativa e aposentados. “Do contrário, Mato Grosso do Sul vai se tornar o Rio de Janeiro, Minas Gerais ou o Rio Grande do Sul, Estados que hoje mal conseguem pagar os aposentados e pensionistas”.

Como ficou – Aprovada em 28 de novembro e publicada em dezembro de 2017, a lei que trata da reforma do MS Prev elevou de 11% para 14%% a contribuição de quem ganha acima do teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e unifica os fundos previdenciários estaduais.

Pela regra, quem ganha até o teto da previdência (R$ 5.531) continua a contribuir com 11%, enquanto os funcionários públicos com proventos acima desse valor passariam a pagar 14% a partir de 1º de maio deste ano. A mudança atingiu 25% do funcionalismo, segundo dados do Executivo.

Já a cota patronal passa a ser de 24% sobre a soma dos subsídios e remunerações mensais dos servidores em 2018, chegando a 25% em maio do ano que vem. A lei ainda prevê uma contribuição de 3% do governo para recompor recursos do Plano Previdenciário –o Plano Financeiro, um dos fundos, seria extinto.

Campo Grande News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens