Sábado 11/10/2025 19:50

Com expansão da rede, MS tem dados precisos sobre clima & tempo em 80% da área agrícola

Estado - Geral - Melhorias da Infraestrutura

Foto: Semagro

Com a instalação de mais 17 estações meteorológicas, finalizada na última semana de abril, a Rede de Monitoramento do Tempo & Clima já cobre 80% da área ocupada pela agricultura de Mato Grosso do Sul. A informação é do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, durante o ato de entrega de Projetos Estruturantes que aconteceu no auditório da Secretaria na qual é titular. Restam apenas três pontos sem cobertura na Bacia do Rio Paraná, que concentra a maior parte da produção agrícola do Estado, disse o secretário.

“Nós precisávamos fechar alguns ‘buracos’ e agora estamos cobrindo 80% da região de produção do Estado, ampliamos nosso nível de cobertura. Temos ainda alguns pontos em aberto na Costa Leste e temos o Pantanal, que já é para outra finalidade a informação. Com cinco novas estações já poderíamos ter uma cobertura próxima de 100% e vamos atrás desse recurso. Acredito que até o fim do ano essas estações já estejam instaladas”, disse.

Cada nova estação é equipada com barômetro (aparelho que mede a pressão atmosférica), higrômetro de ar e solo (umidade), anemômetro sônico (força e direção dos ventos), pluviômetro (quantidade de chuva), piranômetro (radiação solar), para-raios e um computador que transmite todas essas informações diretamente ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Após serem formatadas, essas informações retornam ao Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), órgão ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), onde os técnicos vão transformá-las em boletins com dados precisos sobre o clima e o tempo de cada região.

O superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Agricultura da Semagro, Rogério Beretta, explica que com as informações coletadas pelas estações meteorológicas será possível substanciar medidas técnicas para otimizar as áreas ocupadas, adequar cultivares com as melhores épocas de plantio e aproveitar gradativamente as áreas inativas promovendo o incremento da produtividade agrícola. Também serão de suma importância para dar viabilidade às pequenas e médias propriedades rurais, pois permitem a adoção de medidas que resultem no máximo de rendimento da lavoura com a otimização do uso de recursos naturais nas atividades complementares, e a ocupação do solo por períodos mais longos.

Até então, a Rede de Monitoramento do Clima & Tempo dispunha de 28 Estações Meteorológicas instaladas no território sul-mato-grossense. O projeto de expansão possibilitou a instalação de mais 17 Estações, sendo 15 na Bacia Hidrográfica do rio Paraná e 2 na Bacia Hidrográfica do rio Paraguai. Foram contemplados os municípios de Ribas do Rio Pardo, Bonito, Bandeirantes, Camapuã, Pedro Gomes, Nova Alvorada do Sul, Itaporã, Fátima do Sul, Caarapó, Laguna Carapã, Aral Moreira, Iguatemi, Angélica, Nova Andradina, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Selvíria.

O projeto foi coordenado pela Semagro com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e contrapartida do Governo do Estado; contou ainda com apoio técnico do Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja de Mato Grosso do Sul (Fundems) e parcerias com a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), prefeituras e sindicatos rurais dos municípios onde as estações estão instaladas.

Portal MS

Expansão da rede, monitoramento do tempo, estações meteorológicas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens