Domingo 16/06/2024 07:27

Onde estamos atrasados para Olimpíadas de 2016

Brasil - Esporte - Organização e Gestão

Uma imagem para o mundo: o réveillon em Copacabana exaltou os jogos no Rio. A questão é fazer em 2016 uma festa que favoreça a reputação do Brasil

Convidado para gerir a preparação da Olimpíada, Henrique Meirelles deve assumir lutando contra o tempo. Em comparação com os Jogos de Londres, quase um ano já foi perdido

O velho brasil que deixa as coisas para a última hora — e paga mais caro por isso — ameaça os dois grandes eventos que o país se propõe a organizar nos próximos anos: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. No que diz respeito à Copa, a falta de gestão já mostra como resultado um atraso médio de dois anos nas obras e uma explosão de custos nos projetos de estádios. No caso da Olimpíada, a possível nomeação do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para o comando do órgão responsável é uma boa notícia — mas chega atrasada quase um ano.

A convite da presidente Dilma Rousseff, Meirelles foi escalado para dirigir a Autoridade Pública Olímpica (APO), uma instituição a ser criada na virada de fevereiro pelo Congresso por exigência do Comitê Olímpico Internacional. Se confirmado no cargo, Meirelles, que, após ter deixado o BC, cumpre uma quarentena até o final de abril, coordenará as ações do governo federal com as do estado e as da cidade do Rio de Janeiro — o governo estuda formas de fazer com que ele assuma o novo posto antes. A missão da APO é garantir eficiência na entrega de toda a infraestrutura necessária aos Jogos Olímpicos.

Trocando em miúdos, aos 66 anos, Meirelles, engenheiro civil de formação, foi escalado para zelar pela execução do orçamento de 30 bilhões de reais a ser investido em várias frentes: construção das arenas e da Vila Olímpica, projetos de mobilidade urbana e até o treinamento da mão de obra que trabalhará no evento. “A Olimpíada é uma oportunidade de ouro para o país e não pode ser comprometida pelos atrasos e pelo descontrole de custos que marcaram os Jogos Panamericanos de 2007”, diz Paulo Simão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

Meirelles já começará lutando contra o tempo. Numa comparação com o cronograma seguido por Londres, cidade que realizará os Jogos de 2012, o evento do Rio de Janeiro acumulou até agora dez meses de defasagem quanto à criação da Autoridade Olímpica. Os londrinos criaram seu órgão gestor, o ODA, sigla de Olimpic Delivery Authority, oito meses após a escolha da cidade para sediar os Jogos. O órgão é importante por deter plenos poderes para executar a missão, eliminando assim a tradicional ingerência política quando o assunto é gastar dinheiro público.

No Rio, 18 meses foram decorridos e ainda não foi criada a estrutura gestora. De acordo com especialistas na monta­gem de eventos de grande porte, Meirelles precisa começar logo, porque 2011 é um ano crítico. Até dezem­bro, a Autoridade Pública Olímpica terá de concluir todos os projetos e realizar as licitações necessárias. Apesar do atraso na criação da APO, algumas coisas começam a andar. No momento, o Comitê Rio 2016, uma organização pri­vada sem fins lucrativos criada para gerir as operações em nível local, trabalha em conjunto com a construtora Carvalho Hosken, ganhadora da licitação para a edificação da Vila Olímpica, no detalhamento dos projetos apresentados ao COI.

Esp construtora prevê começar em abril a preparação do terreno pantanoso na Barra da Tijuca que abrigará a Vila Olímpica. O governo fluminense iniciou as obras da linha 4 do metrô carioca. Com seis estações, ligará Ipanema à Barra e está prevista para ser entregue em dezembro de 2015. Garantir que os prazos — e o orçamento — dessas e de outras obras sejam cumpridos será parte da missão do ex-presidente do BC.

Meirelles tem evitado a imprensa, mas assessores do Planalto dizem que ele já aceitou o cargo motivado pelo desafio de colocar de pé um evento de importância ímpar. A esperança é de um ganho de imagem semelhante ao ocorrido com a China ao fazer os Jogos de 2008. Mas, em termos de gestão, o melhor exemplo a ser seguido é mesmo o de Londres, que está na fase final de construção das instalações da Olimpía­da de 2012. Lá, graças à ODA, o cronograma de todas as obras e ações — coisa que ainda inexiste no Rio — foi dividido em seis fases: planejamento, escavação e demolição, construção, testes, realização dos jogos e, finalmente, a fase de legado, em que parte das arenas será reduzida, e a Vila Olímpica, reconfigurada para servir à população londrina.

Até agora, com exceção do atraso de um ano na linha do metrô que ligará o centro de Londres à Vila Olímpica, na zona leste da cidade, o cronograma está em dia — e, igualmente importante, o orçamento de 15 bilhões de dólares continua em vigor. Em sua missão de entregar os Jogos de 2016, Meirelles enfrentará lobbies e interesses políticos. Até o momento, sua nomeação enfrenta resistências do prefeito carioca, Eduardo Paes, e do ministro do Esporte, Orlando Silva.

Felizmente, em conversas reservadas, Dilma tem dito que a autoridade e a independência da APO são inegociáveis. Para transformar-se em realidade, a APO também precisa ser aprovada pelos legislativos do estado e da cidade do Rio de Janeiro, onde a tramitação é lenta. Para o bem dos Jogos Olímpicos de 2016, espera-se que Dilma convença o Rio a se mexer o quanto antes — e evite, assim, repetir o fiasco que vem se mostrando a condução da Copa de 2014.

 

Portal Exame

Brasil, organização, Copa do Mundo de 2014, Jogos Olímpicos Rio 2016

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens