Sábado 07/06/2025 22:31

Mecanismos de financiamentos para Municípios metropolitanos foram tema de debate em Seminário

Brasil - Ações Públicas - Financiamento e Governança

Foto: Divulgação

A sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu nesta terça-feira, 24 de abril, especialistas que participam do segundo dia do II Seminário e Oficina - Política Metropolitana: governança, instrumentos e planejamentos metropolitanos. A primeira mesa de debates do dia tratou do papel dos Municípios metropolitanos na gestão, financiamento e governança metropolitanos.

O presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ary Vanazzi, também integrou a mesa de discussões e lembrou que ainda é necessário trabalhar três pontos importantes nos Municípios: o primeiro é o conceito da região metropolitana que precisa ser definido. O segundo é que deve ter planejamento na gestão pública e, por último, a democracia. “Precisamos ter o norte, ter investimento público planejado e articulado, assim poderemos ter soluções mais duradouras e mais consistentes do ponto de vista da vida real da sociedade”, disse.

Ainda durante a fala, o gestor ressaltou a importância do planejamento estratégico. “Eu fiz uma estação de tratamento de esgoto na minha cidade de R$ 12 milhões. Hoje eu trato esgoto de 35% da minha cidade. O rio que recebe o meu esgoto e o da cidade vizinha é o mesmo. Não adianta eu tratar. Eu trato o outro suja. Por isso que é importante ter planejamento estratégico”.

A técnica da área de planejamento urbano da CNM, Karla França, ressaltou a importância do tema, sobre se ter planejamento e acerca dos mecanismos de financiamento. “Bem anterior ao estatuto da metrópole, alguns Municípios estão trabalhando de forma intermunicipal. Isso é um mecanismo de financiamento que está previsto no Estatuto da metrópole [Lei 13.089/2015] e que precisa ser explorado pelos Municípios”, disse.

Ainda sobre os investimentos nas regiões metropolitanas, a técnica da Confederação lembrou de ações que a Confederação tem promovido em benefício dos Municípios. “A CNM tem elaborado importantes ações para que os Municípios fomentem consórcios públicos. Esse instrumento tem um potencial enorme, mas ao mesmo tempo tem alguns entraves do governo federal que podem aprimorar a lei dos consórcios para facilitar a ampliação deles”, finaliza.

II Seminário e Oficina - Política Metropolitana: governança, instrumentos e planejamentos metropolitanos acontece ao longo desta terça-feira. O evento é transmitido Facebook da CNM. Clique aqui para acompanhar.

Portal CNM

Mecanismos de Financiamentos, Municípios Metropolitanos, Tema de Debate

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens