Quarta-Feira 12/11/2025 00:33

Da raiz à folha da mandioca, Agraer ensina diferentes receitas para agricultoras familiares

Estado - Alimentos - Agricultura Familiar

Foto: Aline Lira

A mandioca é um alimento muito popular no Brasil e de grande cultivo dentro da agricultura familiar. Várias são as receitas à base dessa raiz. Contudo, outras diferentes partes dela também podem ser usadas no uso culinário como a casca ou até mesmo a folha. Com base nesses conhecimentos é que as servidoras da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Cleonice de Fátima Jacomelli e Elisângela Carniel, ensinaram, na terça-feira e quarta-feira (10 e 11.4), um grupo de 12 agricultoras familiares a agregar valor ao produto tão presente no campo.

O curso fez parte da programação do estande do Governo do Estado, na 80ª Expogrande, na Capital, e no primeiro dia de aula as alunas ainda contaram com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que além de visitar a cozinha, também, aproveitou para colocar a mão na massa.

Para a agricultora familiar Olinda Martins é uma forma de diversificar a alimentação em casa e, futuramente, aumentar a renda no sítio. “Eu tenho plantação de mandioca. No sítio tem um hectare para o cultivo e sempre só usamos a raiz. A ideia é não descartar mais nada, reaproveitar e quem sabe vender os produtos”.

A degustação aconteceu na quarta-feira com direito à coxinha de massa de mandioca, biscoitos, sorvete, e outras delícias. Foto: Néia Maceno

Coxinha de massa de mandioca, biscoitos, sorvete, suco, bolos, chips de casca de mandioca, e bolinho da folha da mandioca foram algumas das receitas ensinadas.

A degustação foi promovida na quarta-feira. “Apresentamos o passo a passo de 12 receitas aqui. Mas, a gente tem um leque de 20 receitas. O tempo era muito curto, então, optamos por essas receitas”, explicou a servidora da Agraer de Sidrolândia, Elisângela.

Quem aprovou a ideia foi o casal Marco e Élida Figueiredo, que acompanhados da filhinha Laís Helena, de dois anos de idade, aproveitou para participar da degustação. “Está tudo maravilhoso e a ideia é ótima. O sequilho de mandioca, por exemplo, a pessoa tem que saber acertar o ponto e elas acertaram, está ótimo”, afirmou.

“O atendimento da equipe da Agraer e das agricultoras também foi ótimo. Tiveram a disponibilidade de servir e explicar o que era cada prato. Gostei muito”, observou Élida.

As alunas com os certificados em mãos e com muitos planos para colocar em prática após o curso. Foto: Néia Maceno

Ao final do curso houve a entrega de certificados que contou com a presença do diretor-presidente da Agraer, André Nogueira. “Esta já é a nossa quarta participação na Expogrande e em todas elas houve a realização de cursos. A Agraer também promove cursos itinerantes pelo interior do Estado. Temos essa preocupação de capacitar os agricultores e agricultoras familiares para que eles possam agregar valor aos alimentos cultivados dentro de suas propriedades”, enfatizou.

Nesta sexta-feira (13.4), será o encerramento do curso de panificação. Outro curso na área de processamento de alimentos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) também já foi realizado no espaço. Ao final da exposição agropecuária serão capacitadas 60 pessoas dentro do estande do Governo do Estado.

Portal do MS /PH

Agraer, Mato Grosso do Sul, Agricultoras Familiares, Reinaldo Azambuja, Alimentos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens