Domingo 16/11/2025 06:28

Servidores da Sefaz ministram palestra na Assomasul sobre operacionalização do ISS

Estado - Ações Públicas - Finanças

Foto: Franklin Ribeiro

Para auxiliar os gestores municipais sobre as recentes mudanças na norma legal que alterou a cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS), servidores da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) estiveram na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) para ministrar uma palestra durante o encontro dos secretários e secretárias municipais de Fazenda e Finanças de MS.

Os auditores fiscais da Receita Estadual, Vinicius Martinez e Anderson Vasconcelos, e o assessor jurídico da Sefaz, Danilo Kayatt Lacoski, explicam que o artigo 1º da Lei Complementar 157/2016 alterou dispositivos da Lei Complementar 116/2003 para determinar que o ISS será devido no município do tomador, e não no do prestador do serviço. Além disso, os servidores pontuam que várias prefeituras de MS compartilham dados de monitoramento com o Governo do Estado.

“Nós recebemos convite da Assomasul. O Governo já compartilha dados de cartão de créditos de contribuintes (empresas) com diversas prefeituras sul-mato-grossenses. A mudança na Lei complementar que rege o ISS autoriza as prefeituras a tributar as operadoras de cartão. E nós fomos explicar como pode ser feito esse monitoramento utilizando as informações dos cartões de crédito. O Governo faz esse trabalho, mas na verificação do tributo ICMS que é de competência do Estado”, detalha Vasconcelos.

O assessor jurídico da Sefaz destaca que o tributo deve ser recolhido para o município onde o serviço foi prestado. “As empresas estavam recolhendo o imposto ao município do tomador de serviço, conforme a Lei Complementar 157. Com a liminar, a determinação é que recolham ao município do prestador do serviço. Então, o que a gente percebe é que o dilema das empresas não é pagar o tributo, mas para quem pagar”, pontua Lacorski.

Palestra tirou dúvidas de secretários e secretárias de Fazenda e Finanças de MS.

Conforme o auditor Vinicius Martinez, a grande dúvida dos secretários de Fazenda e Finanças é de como seria apresentado esse dado e como eles poderiam efetuar as autuações. “Nós explicamos a metodologia utilizada pela Sefaz na fiscalização do ICMS e que ainda é possível fazer uma fiscalização individualizada, com informações de cada contribuinte. Hoje as prefeituras e Estado detém apenas informações das empresas que possuem inscrições municipais e estadual, respectivamente. No futuro esperamos ter acesso a todos que operam em Mato Grosso do Sul”, afirma.

Para ter acesso, as prefeituras precisam encaminhar ofício à Sefaz, que confecciona um relatório e envia para o município. “Em breve esse sistema será automatizado, inclusive, é um dos projetos do Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil (Profisco II)”, finaliza Vasconcelos.

A mudança na Lei complementar consolidou que o imposto é de competência do local onde está o sujeito ativo desse crédito e não onde fica a empresa prestadora de serviços. Isso porque muitas delas têm contratos firmados em municípios distintos da cidade onde estão instaladas. A regra vale para os serviços de planos de medicina de grupo ou individual, de administração de fundos quaisquer e de carteira de cliente, de administração de consórcios, de administração de cartão de crédito ou débito e congêneres e de arrendamento mercantil.

Portal do MS /PH

Servidores da Sefaz, Assomasul, Imposto Sobre Serviço

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens