Quarta-Feira 12/11/2025 02:16

Uems implanta polo na aldeia Porto Lindo para atender comunidade de quatro municípios

Estado - Educação - Implantação de Polos

Foto: Divulgação

“Para nós indígenas, a Educação é a única solução para o desenvolvimento, para a gente trazer melhorias, para lutarmos pelo nosso povo. Esse polo aqui a gente já estava aguardando, porque muitos indígenas da aldeia Porto Lindo e outras regiões, não conseguiam ter acesso à faculdade”, ressaltou a acadêmica indígena Guarani, do curso de Ciências Sociais, Agda Rocha Riquelme, 33 anos.

Ela iniciou seu primeiro curso universitário no polo de Educação a Distância (EaD) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), no polo do município de Japorã. O polo, que fica localizado na aldeia indígena Porto Lindo, é o primeiro núcleo universitário construído dentro de uma aldeia indígena no Brasil.

No sábado (7.4), o reitor da Uems, Fábio Edir dos Santos Costa, esteve presente na Aldeia, onde ministrou a aula inaugural dos cursos Licenciatura em Ciências Sociais, Bacharelado em Administração Pública e Especialização lato sensu em Gestão Pública. O polo, implantado em 2015, já ofertava um curso com 80 matriculados. Agora, com os cursos de graduação e pós-graduação da Uems, serão mais 150 alunos – totalizando 230 acadêmicos.

“Para nós é uma honra muito grande dar continuidade as nossas atividades, ampliando a oferta de Educação Superior pública, gratuita e de qualidade para toda a população sul-mato-grossense. De modo muito especial, fomos acolhidos pelo cacique e por toda a comunidade da aldeia Porto Lindo, onde nos sentimos muito mais presentes junto a nossa população. A partir deste momento, os nossos novos acadêmicos passam a compor a história da nossa Universidade, compor a história da educação superior do Mato Grosso do Sul. Um orgulho para o nosso povo e para a nossa gente”, destacou o reitor.

Para o cacique da comunidade indígena – Guarani Nhandeva e Guarani Kaiowá – que faz parte da aldeia Porto Lindo, Roberto Carlos Martins, os cursos universitários proporcionarão a interação e troca de conhecimentos entre indígenas e não indígenas.

“Ambas as partes vão conhecer melhor a cada um. Os indígenas vão conhecer melhor como é a cultura não índia e também os brancos vão conhecer como é a cultura indígena, como é que a comunidade indígena vive. E a partir do momento que os alunos conhecem a comunidade eles vão se tornar defensores da causa indígena”, afirmou o cacique.

De acordo com o diretor de Educação a Distância da Uems, Wander Aguiar, este foi um momento que a Universidade buscou e esperou muito. “Dentre as missões da Uems está justamente levar o conhecimento, então para nós é muito importante este momento de início, como é importante a realização dos momentos das formaturas. É uma conquista da Universidade a possibilidade de estarmos implantando esses cursos, é um motivo de grande orgulho para nós”, disse.

Dos 9.200 habitantes do município de Japorã, 80% são indígenas. E somente a comunidade indígena na aldeia Porto Lindo conta com 5.500 pessoas, sendo que 2.500 indígenas estão estudando, da pré-escola ao curso superior.

Segundo o prefeito de Japorã, Vanderlei Bispo de Oliveira, o polo atende alunos de Japorã e também da região, como Iguatemi, Mundo Novo e Eldorado. “Uma grande parte dos acadêmicos são indígenas. É um polo de inclusão social. Os cursos são fantásticos, pois dão a oportunidade para uma comunidade, praticamente excluída. Temos aqui vários acadêmicos indígenas, acadêmicos filhos de assentados e pessoas de todas as cidades vizinhas. É importante para o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”.

A aldeia Porto Lindo fica a 23 km do Centro de Japorã, conta com prédio estruturado e internet de qualidade

Dourados News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens