Quinta-Feira 09/10/2025 20:48

UTI do Hospital Regional de Ponta Porã completa um ano e mais de 500 atendimentos

Saúde - Alta Complexidade

Em um ano de funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva já foram atendidos mais de 500 pacientes na unidade.

Foto: Leonardo Cremer

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do  Hospital Regional Dr. José Simone Netto (Hospital Regional de Ponta Porã – HRPP) completou um ano de funcionamento após ter sido inaugurada em março de 2017 pelo governador Reinaldo Azambuja e o Instituto Gerir, que administra o hospital. Neste período, mais de 500 pessoas foram atendidas nos 10 leitos disponíveis na UTI.

“Em um ano de funcionamento, a UTI só trouxe benefícios à população da região. Antes, tínhamos a necessidade de encaminhar os pacientes para outras unidades da macrorregião, como Dourados, por exemplo, o que sobrecarregava os demais hospitais. Atualmente conseguimos atender esses pacientes de alta complexidade aqui mesmo”, destaca a diretora administrativa do HRPP, Patrícia de Oliveira.

O setor de UTI do hospital conta com uma equipe de 36 funcionários, entre médicos e enfermeiros intensivistas, fisioterapeuta, técnicos e administrativo. A Unidade é equipada com aparelhos de última geração como bombas de infusão, hemodiálise, eletrocardiógrafo, cardioversor, carro de emergência, monitores multiparamétricos para monitoramento dos leitos e camas eletrônicas que proporcionam qualidade no atendimento aos pacientes em estado crítico.

Odila Dias Martins, 80 anos, ficou internada no mês de janeiro na UTI, pois estava com complicações devido a uma pneumonia. Sua nora, Lucimar Galeão da Silva, que a acompanhou em todo o processo de internação, elogiou o atendimento.

“Acompanhei ela num período de aproximadamente um mês, primeiro levamos em um hospital particular onde gastei R$ 12 mil em uma semana e ela teve piora devido a complicações, então, resolvemos trazer aqui no Regional, e foi onde me surpreendi com a humanização e o excelente atendimento da equipe. Só tenho elogios ao hospital e a toda a equipe que cuidou muito bem dela. Ela teve alta e passa bem em casa, se tivesse vindo direto ao HRPP teríamos poupado um bom dinheiro”, elogia.

O enfermeiro especialista em UTI e coordenador técnico, Cassio Humberto Rocha, explicou que a UTI hoje está com uma ótima taxa de ocupação e que o setor segue a norma de funcionamento preconizada pelo Ministério da Saúde. “Temos uma UTI bastante qualificada, equipamentos de última geração, com uma equipe multiprofissional capacitada, estrutura física e parte tecnológica condizente com o que é necessário hoje pela lei RDC7. E isso só traz benefícios aos pacientes que estão em estado crítico”, afirma.

O médico e coordenador da UTI do HRPP, João Angelo Oselame Hoffmann, avaliou como positivo o primeiro ano de funcionamento da UTI. “Mais de 500 pacientes foram atendidos nesse período de um ano, com uma taxa de satisfação dos pacientes maior que 90%. Além disso, verificamos que houve um avanço no tipo de cirurgias ofertadas aqui no hospital, já que cirurgias mais complexas puderam ser realizadas por termos o apoio da UTI no pós-operatório”, explica.

A comerciante Alda Maldonado está acompanhando a mãe internada na UTI, devido a uma obstrução intestinal. Ela avaliou o atendimento como positivo e só tem agradecimento à equipe. “Estão cuidando muito bem da minha mãe, a refeição é ótima as enfermeiras são muito atenciosas e amorosas, é só chamarmos elas vêm na hora nos atender”, conta.

A Unidade de Terapia Intensiva do HRPP prioriza uma gestão de qualidade, com tratamento humanizado, onde multiprofissionais monitoram 24 horas por dia os pacientes em estado crítico de alta complexidade.

Portal MS

Hospital Regional, atendimentos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens