Boca de Cena transforma espaços públicos em palcos com apresentações gratuitas
Cultura - Calendário Teatral
Foto: A Tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha – Teatro Imaginário Maracangalha (Campo Grande/MS). (Diogo Gonçalves)
Ruas, praças, escolas e espaços artísticos da Capital se transformarão mais uma vez em um grande palco para a encenação e a troca de experiências culturais. A Mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro e Circo – Boca de Cena contará com apresentações teatrais, seminários, diálogos cênicos e oficinas diversas. As atividades acontecem a partir desta segunda-feira (26.3) a 1º de abril, sempre com entrada franca.
Com uma programação diversa e plural, o Boca de Cena conta este ano com peças teatrais representativas da produção do Estado escolhidas por edital e a participação de convidados de São Paulo, Rio de Janeiro e de Pernambuco. Além dos espetáculos, os artistas estarão presentes em seminários, diálogos cênicos, oficinas criativas e debates sobre as peças.
Realizado desde 2008 pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), ligada à Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC) o Festival também rende homenagens: serão celebrados os trabalhos do ator e diretor, Jair Damasceno, da Cia. Teatral Ator Domingos Terra, dirigida por Beth Terras e da Família Perez, cuja história é pautada pelo Circo Real Pantanal.
Trabalho pela arte
Consolidado no calendário teatral do Estado, o Festival Boca de Cena promove e valoriza o encontro do público com o teatro e o circo. “Nosso objetivo é garantir uma programação artística reveladora da expressão cênica estadual, gerando intercâmbio de artistas e a formação de plateia”, explica Márcio Veiga, coordenador do Núcleo de Teatro da FCMS.
Segundo o titular da SECC, Athayde Nery, o Boca de Cena busca prioritariamente o envolvimento e o diálogo com o setor, oferecendo espetáculos de qualidade para a população aliado ao fortalecimento do teatro por meio de debates, intercâmbio e troca entre os grupos daqui e os de fora.
Programação
26 de março (segunda-feira)
11h – O Concerto da Lona Preta – Trupe da Lona Preta (São Paulo/SP)
Local: Calçadão da Barão
Classificação: Livre
“O Concerto da Lona Preta” é um espetáculo inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular. Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertorio, que abrange arranjos musicais concernentes às manifestações populares, eruditas e popularescas. Direção: Sergio Carozzi; Elenco: Alexandre Matos, Elias Costa, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado. Figurinos: O Grupo; Produção: Henrique Alonso. Classificação: Livre
15h – Tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha – Teatro Imaginário Maracangalha (Campo Grande/MS)
Local: EE Maria Constança de Barros Machado
Classificação: Livre
Sinhá Rosinha quer casar, mas, como enfrentará o autoritário pai, o prepotente dom Cristóvão, o ex-namorado e seu apaixonado pretendente? Como escapará de um casamento forjado pelo dinheiro e viverá o seu amor desimpedido? Como diz sinhá Rosinha: “que se dane seu dinheirinho, eu quero é o amor!”. Uma farsa que exalta os valores como a independência, a arte e o amor. Adaptação do texto de Federico Garcia Lorca. Direção: Fernando Cruz; Direção musical: Jonas Feliz; Atuadores: Ariela Barreto, Fernando Cruz, Fran Corona, Moreno Mourão e Renderson Valentim; Figurino, cenografia, adereços e maquiagem: Ghva; Arte: Thiago Silva, Najom; Registro audiovisual: Cátia Santos; Fotografia: Diogo Gonçalves e Ateliê Passarinho.
Portal MS
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão