Sábado 07/06/2025 06:20

Flávio Rocha, o candidato do MBL para o Brasil

Brasil - Política - Engajamento Necessário

A bordo de seu jatinho, o empresário Flávio Rocha, pré-candidato conservador ao Palácio do Planalto, prega a moralização dos costumes, a existência de Deus, a liberação das armas e a livre-iniciativa do mercado

O jato executivo Legacy 650 seguia em velocidade de cruzeiro na rota entre Rio de Janeiro e São Paulo. Era um dia ensolarado do começo de março, com céu de nuvens esparsas, quando o avião entrou em zona de turbulência. Em meio à instabilidade, o empresário pernambucano Flávio Gurgel Rocha — dono das lojas Riachuelo, ex-deputado federal, ex-candidato à Presidência em 1994 e o nome favorito do Movimento Brasil Livre para ocupar o Planalto — consultou as horas em seu Patek Philippe Nautilus. Eram 14h30, a turbulência durava segundos, mas parecia perdurar pela eternidade.

 

A seu lado, o apresentador e publicitário Roberto Justus tentava se concentrar no jornal, como se ignorasse a ansiedade do companheiro de viagem. Em outra poltrona, Edgard Corona, dono da rede de academias Bio Ritmo, comentava a respeito dos possíveis efeitos para o Brasil da elevação da taxa de importação sobre aço e alumínio pelo governo dos Estados Unidos. A continuidade da trepidação obrigou os três a conjecturar, em tom descontraído, quais seriam as manchetes do dia seguinte caso o avião caísse. Depois, com os corpos ainda sacolejando, passaram a falar de Deus.

Justus declarou-se ateu. Flávio Rocha ajeitou os óculos Porsche, tirou os olhos de seu iPhone e repreendeu o amigo: “Não diga isso enquanto voamos. Deixe para depois que o avião pousar”. O outro se desculpou: “Estou brincando. O avião está mexendo muito”.

O publicitário justificou o materialismo por alinhar-se com a teoria científica mais aceita para a origem do Universo. O bigue-bangue atesta que uma grande explosão deu origem aos planetas, estrelas e galáxias e forjou as condições para a existência de vida na Terra. Rocha, que é evangélico, sustenta que o poder de Deus se manifestou na criação a partir do nada. A conversa seguiu sobre como as civilizações egípcia, judaica e africana se relacionavam com a metafísica. Surgiu a questão de como a África pode ser um continente tão pobre e desassistido, se Deus é bom, todo-poderoso e misericordioso. “Eles rezam para os deuses errados”, opinou Rocha. A turbulência cessou.

Não faz muito tempo, Flávio Rocha começou a viajar pelo país numa caravana improvisada. A pequenas multidões de norte a sul do país, ele discursa ao microfone, tira fotos e prega a valorização da família, dos bons costumes, o combate ao politicamente correto (que ele entende como o patrulhamento da esquerda em temas como machismo, por exemplo), o liberalismo, o empreendedorismo, a livre-iniciativa, a desregulação e o Estado menos intrusivo. O combo ficou conhecido como neoliberalismo regressivo, quando se é superliberal na economia, mas ultraconservador nos costumes. Temas que amealham adeptos da nova direita, como os jovens do Movimento Brasil Livre.

“Tenho orgulho de afirmar: Flávio Rocha, único presidenciável que conjuga o combate ao politicamente correto com responsabilidade fiscal e propostas sérias para a segurança pública, é o candidato do Movimento Brasil Livre à Presidência da República”, escreveu Kim Kataguiri, um dos líderes do mbl, em artigo no jornal Folha de S.Paulo nesta semana. “Para se tornar viável, ele precisa aparecer nas pesquisas. Começando a aparecer, os partidos começam a se interessar. E aí ele entra no debate presidenciável mesmo”, disse Kataguiri a ÉPOCA.

O MBL é um grupo que, entre outras bandeiras, diz que o imposto é um roubo, que os cidadãos têm direito a andar armados, que o nu na arte é imoral e que apoiou a mentira de que a vereadora Marielle Franco (psol-rj), assassinada há mais de uma semana, era ligada ao tráfico de drogas.

“São os valores morais que despertam paixões. Ninguém fica se matando para discutir a taxa de juros. A população em si não tem discussões apaixonadas sobre isso. Agora, sobre aborto, feminismo e cotas, as pessoas têm uma opinião. É algo que mobiliza bastante e faz com que a divergência política aflore”, afirmou Kataguiri a ÉPOCA.

Órfão de liderança desde o rompimento com o prefeito de São Paulo, o tucano João Doria, o mbl quer ver o dono das Lojas Riachuelo no Palácio do Planalto. “A manifestação pública do mbl, sem sombra de dúvida, me coloca próximo de assumir uma candidatura”, disse-me Rocha no mesmo dia. “Seria um egoísmo muito grande não levar isso em consideração.”

No universo da direita em ascensão, Flávio Rocha está para o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) — que lidera as pesquisas de intenção de voto para a Presidência em cenários sem Lula como candidato — assim como a camiseta polo da Riachuelo está para a camiseta polo da Renner. Há uma diferença aqui (grau de liberalismo), outra ali (fervor religioso), outra acolá: Rocha não defende torturadores nem ofende mulheres. Mas ambos querem leis mais duras contra o crime, combatem a esquerda e temem que o mundo se torne um antro de pouca-vergonha.

Época

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens