Trump anuncia medidas contra China e vai impor tarifas a importações
Mundo - Negócios - Tarifa de Importação
Medida também prevê disputa na OMC contra a China e restrições de investimentos chineses em empresas de tecnologia dos EUA.
Donald Trump assinou memorando contra China (Foto: REUTERS/Jonathan Ernst)
O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (22) medidas contra a China. Trump assinou um memorando contra o país para impor tarifas sobre produtos de tecnologia, por suposto roubo de propriedade intelectual.
"Nós vamos fazer uma seção 301, que é uma ação comercial. E isso pode ser da ordem de US$ 60 bilhões. Mas isso é apenas uma fração do que estamos falando”, disse Trump, lembrando que o déficit dos EUA com a China.
A medida dos EUA é composta por três ações:
- tarifas de importação contra produtos chineses
- disputa na OMC
- restrições de investimento
A primeira delas, a imposição de tarifas de importação, será aplicada a uma lista de produtos que será publicada dentro de 15 dias.
A segunda ação prevê é iniciar um processo na Organização Mundial do Comércio (OMC) para combater o que os EUA classificam como "práticas discriminatórias de licenciamento de tecnologia".
A últimas das sanções contra a China é a limitação de aporte de capital chinês em indústrias e tecnologias dos EUA que o governo considera importantes.
Déficit e propriedade intelectual
"Temos uma tremenda situação de roubo de propriedade intelectual acontecendo, da ordem de centenas de bilhões de dólares", disse Trump.
Segundo ele, o défict dos EUA com a China está "fora de controle" e é da ordem de US$ 504 bilhões.
"É o maior déficit de qualquer país da história no mundo. Está fora de controle", disse Trump antes de assinar um memorando.
G1/PH
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão