Sexta-Feira 06/06/2025 16:49

Reformas de Trump podem ir por água abaixo com taxação do aço

Mundo - Geral - Contradições

O presidente dos EUA visita a fábrica da Boeing para comprovar que sua reforma tributária foi positiva - mas suas novas decisões podem prejudicar.

Foto: Trump: a doutrina econômica do America First começa a encontrar suas contradições (Kevin Lamarque/Reuters)

O presidente Donald Trump visita nesta quarta-feira a fabricante de aviões Boeing, em St. Louis, no Missouri. Trump quer usar o evento para mostrar como mais uma grande companhia americana está se aproveitando de sua Reforma Tributária: em janeiro a Boeing afirmou que iria usar 300 milhões de dólares para investir em aumento de salários, desenvolvimento da força de trabalho e melhora na infraestrutura das fábricas, criando o “local de trabalho do futuro” para seus empregados.

O presidente da empresa, Dennis Muilenberg, inclusive disse em uma conferência com analistas que iria contratar mais trabalhadores diante das reduções tarifárias.

O anúncio seria o fim do programa de redução de postos de trabalho da empresa, que cortou 20% de sua força de trabalho, cerca de 34.000 empregos, desde 2012, numa tentativa de cortar custos e aumentar os lucros.

Mas a lua de mel acaba aí. Muilenberg se recusou a comentar o aumento das tarifas sobre aço e alumínio importados aos Estados Unidos, impostos por Donald Trump na semana passada. Apesar disso, em entrevista à agência Reuters, ele reiterou apoio ao livre mercado.

“Nossa posição é de que queremos trocas abertas e livres, comércio global sólido é bom para o nosso negócio e nós seremos fortes proponentes disso”, disse o executivo.

A Boeing afirmou que o aumento das taxas sobre as commodities devem impactar pouco os custos de produção da empresa. A indústria que mais depende de aço e alumínio é a de infraestrutura e construção, seguida por equipamentos mecânicos e montadoras de automóveis.

Apesar de ser o maior importador de aço e alumínio do mundo, estes são 1,6% das importações americanas. Mas a Boeing é a maior exportadora dos Estados Unidos, com grande volume para a China (fabricante de mais da metade do aço mundial). Uma guerra de preços no mercado internacional certamente prejudicaria a companhia.

A doutrina econômica do America First começa a encontrar suas contradições. Já as empresas serão empresas: quando o governo corta impostos é bom, quando impõe tarifas, melhor não comentar.

Exame

Reformas, Donald Trump, taxação do aço

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens