Terça-Feira 28/10/2025 04:32

Reinaldo Azambuja diz que evento mundial sobre Incêndios Florestais ajuda a fazer de MS um estado Carbono Neutro

Estado - Ações Públicas - Meio Ambiente

Foto: Edemir Rodrigues

O governador Reinaldo Azambuja destacou nesta sexta-feira (9.3) o trabalho conjunto para realizar em Mato Grosso do Sul o maior evento sobre Incêndios Florestais do mundo e a importância do evento para fazer do MS o primeiro do País “Carbono Neutro”. Em sua 7ª edição, o WildFire 2019 será realizado pela primeira vez na América Latina, tendo como sede a Capital do Estado. Reinaldo Azambuja assinou um termo de cooperação técnica, no auditoria da governadoria, para definir atividades, cronograma e obrigações para a realização do evento.

“Acho que Mato Grosso do Sul vai ser o primeiro Estado do País Carbono Neutro. Prevenir fogo ajuda a combater o CO2 e o aquecimento global. Esse desequilíbrio do clima acaba trazendo consequências para o mundo todo. Então, a gente fica feliz com as grandes parcerias que estamos conseguindo para a 7ª Conferência Internacional de Incêndios Florestais”, disse o governador.
Reinaldo Azambuja afirmou que o tema é importante também para evitar desastres ambientais como os incêndios de grandes proporções como o de Portugal, em 2017, que causou diversas mortes.

“O Evaristo [Luciano Evaristo, presidente substituto do Ibama] lembrou o caso de Rondônia, mas nós temos inúmeros outros incêndios florestais no mundo todo que causaram enormes desastres. Recentemente, vocês acompanharam Portugal, que teve destruição de inúmeras áreas rurais, mas também destruições nas cidades. Vimos também na Califórnia, nos Estados Unidos, inúmeros e grandiosos incêndios florestais. Eu morei na minha adolescência sete meses nos Estados Unidos em uma cidade que se chama Peshtigo, no estado de Wisconsin, divisa com o Canadá, e essa cidade foi totalmente destruída por um incêndio florestal. Na época que eu cheguei em Peshtigo, vimos as fotos do incêndio florestal que dizimou a cidade toda”.

Florestinha

Durante o evento, o projeto Florestinha, da Polícia Militar Ambiental, foi muito elogiado pelo presidente substituto do Ibama, Luciano Evaristo. O projeto Florestinha é um trabalho de conscientização ambiental com crianças e adolescente de todo o Estado. “O Projeto Florestinha é fantástico: tira o jovem do mal caminho e coloca ele para preservar”, afirmou. 

Taquari

Luciano Evaristo e o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, anunciaram que o próximo grande projeto de conversão de multas realizado pelo Governo Federal será para a recuperação do rio Taquari. O assoreamento do rio é considerado um dos maiores desastres ambientais do Pantanal.

Durante o evento nesta sexta-feira também foi formalizado o repasse de R$ 3,76 milhões de arrecadações de multas para Mato Grosso do Sul. De acordo com o comandante do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (PMA), Tenente Coronel Jefferson Vila Maior, os recursos são de multas arrecadadas durante os anos de 2000 a 2005 e serão usados exclusivamente para fiscalização ambiental.

“Fizemos um longo trabalho para recuperar o dinheiro. Metade vai para o Ibama e metade deveria vir para o Estado. Passaram três superintendentes do Ibama no período e agora conseguimos recuperar esse dinheiro”, contou.

Também participaram do evento o chefe da Aviação dos Estados Unidos e do Gerenciamento do Serviço de Combate a Incêndios Florestais, Gordy Sachs, os secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Antonio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública), senador Pedro Chaves, prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, e o deputado estadual Maurício Picarelli (representando a Assembleia Legislativa).

Portal do MS /PH

Mato Grosso do Sul, Ações públicas, meio ambiente, evento mundial, incêndios florestais

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens