Quarta-Feira 08/10/2025 08:01

Campanha do Governo de MS quer incentivar participação das mulheres na política

Estado - Política - Dia Internacional da Mulher

Fotos: Danúbia Burema

Com o tema “O Protagonismo das Mulheres Sul-mato-grossenses: mais direitos, mais participação, mais poder”, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, do Governo de MS, quer incentivar ainda mais a participação feminina na política, inclusive, com vistas às eleições deste ano. Levantamento divulgado nesta quarta-feira (7.3) pelo IBGE aponta o Brasil em 152ª posição em ranking de 190 países em relação à presença feminina nos parlamentos. 

Durante a campanha, que acontece durante todo o mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher, serão realizadas rodas de conversa e palestras na Capital e interior do Estado sobre enfrentamento à violência e participação das mulheres na política.

Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja. Foto: Sedhast

“Essa é uma data para discutirmos não apenas sobre as conquistas, mas também a respeito dos avanços que ainda podemos fazer, em busca de direitos e igualdade. O crescimento dos espaços na política só vai acontecer quando mais mulheres se organizarem e colocarem seu nome à disposição para a disputa”, afirma a vice-governadora Rose Modesto.

O trabalho da campanha deste mês é focado em ampliar a presença feminina nas esferas onde são tomadas decisões que podem contribuir para melhorar a vida das mulheres. “Acreditamos que o aumento da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão contribui para a superação das desigualdades de gênero”, explica a titular da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja.

“Vamos nos reunir para discutir política de forma plural, aberta e participativa, respeitando as particularidades de cada partido, mas unidas pela eleição de uma grande bancada feminina”, detalha a subsecretária. “Lugar de mulher é na política e onde mais ela quiser. Com esse pensamento, nossa missão é dizer a todas as mulheres que elas não só podem como devem ter papel ativo na vida pública em seus municípios e estados, bem como ocupar mais espaços na política partidária”, completa.

Em Mato Grosso do Sul, onde as mulheres compõem 52% do eleitorado, o percentual de representação na política é de apenas 12,5%. São três eleitas entre os 24 deputados estaduais e somente uma entre os oito deputados federais. No caso do Senado a representação é maior, com uma mulher entre os três senadores eleitos por MS.

Representatividade

Favorável à ampliação da participação feminina na política, o governador Reinaldo Azambuja já declarou apoio à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 134/2015, que aguarda votação no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Pela proposta, será assegurada a reserva de cadeiras para mulheres nas próximas legislaturas, com implantação em percentuais gradativos de 10%, 12% e 16% em todas as instâncias representativas do País – de Câmaras de Vereadores, passando por Assembleias Legislativas e Câmara dos Deputados.

*** Acima, da esquerda para direita: senadora Simone Tebet, deputada federal Tereza Cristina, deputadas estaduais Antonieta Amorim, Grazielle Machado e Mara Caseiro; mulheres protagonistas no cenário político de Mato Grosso do Sul. 

Portal do MS /PH

Governo do Estado, Ação de Governo, Dia Internacional da Mulher, Política

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens