Quarta-Feira 08/10/2025 18:52

Autoridades paraguaias apresentam oportunidades de negócios a empresários de MS

Estado - Ações Públicas - Integração / Governo do Estado

Foto:Marcelo Armôa

Autoridades do governo paraguaio apresentaram nessa terça-feira (5.3) o cenário econômico e atrativos do país vizinho para empresários de Mato Grosso do Sul interessados em investir do outro lado da fronteira na abertura do “Encontro de Negócios MS-Paraguai”, promovido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e do Sebrae/MS.

A abertura do evento contou com a presença do superintendente de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Semagro, Bruno Gouvêa Bastos; do presidente do IEL, José Fernando Amaral; do embaixador do Brasil em Assunção, Carlos Alberto Simas Magalhães; do vice-presidente da Câmara de Comercio Paraguay Brasil, Junior Dantas; e do vice ministro de las Micro, Pequeñas y Medianas Empresas del Ministerio de Industria y Comercio do Paraguai; Victor Bernal. “Temos ações na Semagro para incentivar a instalação de indústria na região de fronteira e esse contato com empresários e com o governo paraguaio é fundamental”, comentou Bruno Bastos.

Em sua apresentação, o secretário-executivo do Conselho Nacional das Indústrias Maquiladoras do Paraguai, Ernesto Paredes, demonstrou como funcionam os mecanismos da chamada “Lei de Maquila”, regime especial em que a empresa mantém as atividades em seu país de origem e produz parte dos bens e serviços com uma pauta fiscal diferenciada no Paraguai. “Somente nos últimos quatro anos 107 novas empresas se instalaram no Paraguai por meio da Lei Maquila e 85% delas são brasileiras, dos setores metalúrgico, automobilístico e de brinquedos. E, diante do crescimento exponencial do Paraguai, esperamos que o número de empresas cresça ainda mais”, disse.

O diretor de Promoção de Investimentos da Rede de Investimentos e Exportações do Paraguai (Rediex), Carlos Paredes, apresentou as oportunidades para os empresários brasileiros no Paraguai, que, segundo ele, oferece um ambiente mais propício para os negócios. “O Paraguai hoje é o segundo país com melhor retorno dos investimentos, na casa do 22%. Para se ter uma ideia, enquanto uma mercadoria demora cerca de 120 dias para sair de um país asiático e chegar ao Brasil, do Paraguai leva, em média dez dias”, elencou Paredes ao citar os atrativos do Paraguai, falando, ainda, sobre a mão de obra abundante, energia elétrica mais barata, burocracia e carga tributária reduzidas em relação ao Brasil.

Recepção

Mais cedo, o secretário da Semagro, Jaime Verruck, e o presidente da Fiems, Sérgio Longen, recepcionaram a delegação paraguaia no edifício Casa da Indústria e ressaltou que o encontro tem como objetivo dar continuidade às negociações com o Paraguai. “No ano passado, nós fomos desafiados a fazer um evento no Paraguai e fizemos um evento envolvendo Governo do Estado, Sebrae e Fiems bastante intenso e agora o retorno. Acredito que a gente criou uma sistemática permanente de negociação com o Paraguai. Esse é mais um encontro para discutir as questões de desenvolvimento, mas, principalmente, criando uma relação entre os empresários”, afirmou.

“Entendemos cada vez mais que esse entrosamento entre empresários paraguaios e empresários brasileiros é salutar para todos nós. O porto de Concepción já é uma realidade e essa é a primeira visita deles do ano. Tenho certeza de que as visitas que serão realizadas às empresas brasileiras trarão novas oportunidades aos nossos empresários”, afirmou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Nesta terça-feira (6.3), o Encontro continua no auditório do Sebrae-MS, a partir da 8h30, com a apresentação da palestra “Indústria Sem Fronteiras”, do superintendente da Semagro, Bruno Bastos. Às 10h30 será realizada uma rodada de negócios e na parte da tarde, a partir das 14h30, a delegação paraguaia fará uma visita técnica ao Polo Industrial de Campo Grande.

Portal do MS /PH

Governo do Estado, Ação de Governo, Oportunidades de negócios, autoridades paraguaias, integração, governo do estado

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens