Quarta-Feira 24/09/2025 20:50

Conheça a trajetória de duas mulheres inspiradoras na CNM

Brasil - Ação Social - Semana da Mulher

Foto: Divulgação 

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aproveita a semana para homenagear Tânia Ziulkoski e Dalva Christofoletti, fundadoras do Movimento Mulheres Municipalistas. Em entrevista à Agência CNM, elas revelam detalhes de sua caminhada enquanto mulheres e defensoras do movimento municipalista.

Tânia Ziulkoski começou a acompanhar a política estudantil quando ainda estava na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), por volta do ano de 1975. Como bem lembra, a ditadura militar pairava no Brasil; era também um momento delicado para lideranças estudantis e qualquer tipo de oposição.

Ao terminar a faculdade de Direito, ela passou a trabalhar na área e a acompanhar mais de perto a atuação do homem que viria a se tornar um líder municipalista, e presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. “Eu ia muito às reuniões que ele fazia. Ia aos congressos, onde ele trazia pessoas de nome, e continuei o acompanhando, como faço até hoje”, recorda.

Essa liderança política, ainda construída na juventude, também se nota na história de Dalva Christofoletti. Ela sempre foi uma aluna exemplar e deixou essa marca nos locais onde estudou. Seu desempenho chamou a atenção do prefeito de Rios Claros (SP), que a convidou a conhecer a Câmara Municipal de Vereadores. Ela não sabia que esse seria o seu primeiro passo para se aproximar da causa municipalista.

“Assim começou a minha história, participando da Associação Paulista de Municípios (APM), onde estou há 64 anos. E eu sempre participei do movimento nacional; inclusive, nós tínhamos fundado o Conselho Brasileiro de Integração Municipal. E na Constituinte de 1987 eu comecei a viajar o país inteiro, com o presidente do Conselho, e comecei a conhecer a realidade brasileira”, disse.

Nessas viagens, Christofoletti percebeu que havia no país uma única entidade municipalista. Entretanto, ela era composta basicamente por parlamentares. “Os Municípios começaram a ficar sem quem cuidasse deles”, explicou a fundadora da CNM. O contexto favoreceu a criação da Confederação Nacional de Municípios em 1980. Christofoletti e um grupo de visionários fundaram a entidade, que hoje se revela como a principal voz dos Municípios brasileiros.

Nem tudo são flores

Nessas quase quatro décadas de atuação, Christofoletti lembra que precisou abdicar de vários momentos com a família para poder continuar atuando em favor dos Municípios brasileiros. “Foram muitas barreiras. Eu tinha filhos pequenos e ele [meu esposo], quando eu ficava no Amazonas três meses, por exemplo, levava as crianças na rádio amador para poder falar comigo. Devo muito a ele”, revela. Em seguida, complementou: “ele entendeu que para eu me realizar, como pessoa inclusive, eu precisava dessa liberdade e espaço para essa ação”.

Tânia Ziulkoski concorda que ter o apoio do parceiro é fundamental. “Faz toda a diferença. Poucos homens entendem a vida de uma prefeita, de uma vereadora. O Paulo sempre me apoiou, sempre me deu força, até porque eu participei muito da vida dele política”, pontuou. Tânia Ziulkoski e Dalva Christofoletti têm liderado há um ano o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), oficialmente lançado na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

MMM

No Brasil, apenas 643 mulheres foram eleitas para o cargo de prefeita quando analisado o pleito de 2016. Esse número revela uma participação feminina de 11,5%, diante da existência de 5.568 Municípios. Tendo em vista esse cenário, a Confederação lançou o Movimento Mulheres Municipalistas. O intuito do projeto é aumentar a representatividade delas na política, bem como incentivar a participação feminina nesses espaços.

O MMM é composto por representantes mulheres, indicadas pelas entidades municipalistas estaduais de todo o país. Frequentemente, se reúne para auxiliar a alavancar pautas-chave aos Municípios brasileiros e somar força ao movimento. Mais uma vez, a CNM atua como pioneira, abrindo espaço para a voz feminina na entidade. 

Portal CNM

Semana da Mulher, Ação Social, CNM, Dia Internacional das Mulheres

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,389
Euro 6,322
Franco suíço 6,770
Yuan 0,757
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens