Sexta-Feira 06/06/2025 18:00

Ataque próximo à embaixada francesa em Burkina Faso mata 7

Mundo - Geral - Ataque Terrorista

Pelo menos cinco homens armados dispararam contra pedestres quando tentavam atacar a embaixada francesa na capital Ouagadougou

Fumaça é vista após ataque armado na cidade de Ouagadougou, em Burkina Faso - 02/03/2018 (Anne Mimault/Reuters)

Homens armados atacaram a zona diplomática da cidade de Ouagadougou, em Burkina Faso, no continente africano, nesta sexta-feira, deixando ao menos sete mortos segundo os números oficiais. A agência AFP, no entanto, cita fontes de segurança que falam que o número de mortos pode ser entre 28 e 30.

Testemunhas disseram à agência francesa que os homens desceram de um carro e começaram a atirar contra pedestres antes de se dirigirem à embaixada da França. Outras pessoas falaram que houve uma explosão perto da sede do Estado-Maior das Forças Armadas, local da missão francesa, a aproximadamente um quilômetro do primeiro ataque, também no centro da capital. Os agressores teriam ateado fogo a um carro.

Segundo a embaixada da França, cinco homens armados teriam tentado invadir a sede diplomática sem conseguir, e começaram a disparar contra o prédio. De acordo os assessores do chanceler francês, Jean-Yves Le Drian, a situação está sob controle na embaixada e no Instituto Francês, também localizado na capital.

Ainda não se sabe quem está por trás do ataque, mas o ministro da informação do país, Remis Fulgance Dandjinou, afirmou à uma TV estatal que há fortes indícios de terrorismo. Seis agressores teriam sido abatidos, segundo o ministro, quatro na embaixada da França e outros dois na sede do Estado Maior das Forças Armadas. Sete homens das forças de seguranças burquinenses também foram mortos.

Testemunhas disseram que os agressores teriam gritado “Allahu Akbar” (Alá é grande). O prefeito da cidade afirmou ao Le Monde que está considerando o ataque como motivação jihadista, mas não deu maiores informações.

De acordo com jornais e agências de notícias, tiros esporádicos ainda podiam ser ouvidos na capital e ainda há um agressor solto, informou a polícia.

Nos últimos anos, Ouagadougou foi palco de ataques extremistas contra locais frequentados por ocidentais. Os ataques de grupos jihadistas contra representantes de Estado (gendarmerias, escolas) são comuns no norte do país, na fronteira com Mali.

O norte de Burkina Faso foi cenário de ataques jihadista desde o primeiro semestre de 2015. Desde então, 133 pessoas morreram em 80 ataques, segundo balanço oficial.

Veja /PH

Ataque Terrorista, Embaixada Francesa, Burkina Faso

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens