Técnicos da CNM apresentam a prefeitos de três Estados alternativas para a melhoria da gestão
Brasil - Ações Públicas - Administração Municipal
Foto: Divulgação
Prefeitos de cidades de Minas Gerais, São Paulo e de Roraima estiveram na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na tarde desta terça-feira, 27 de fevereiro. Os gestores buscaram orientações técnicas que possam viabilizar a administração municipal em áreas essenciais para os Municípios.
Acompanhado do Secretário de Finanças, Gilson Almirante, e do diretor de convênios, Alvair Borges, o prefeito de Uiramutã, em Roraima, Manuel Araújo, visitou a Confederação em busca de orientações que possam contribuir para alavancar as finanças do seu Município. O Fundo de Participação de Municípios (FPM) esteve na pauta do encontro.
Segundo o gestor, a população da cidade cresceu e o coeficiente do FPM ainda não foi alterado. Essa atualização precisa ser feita para que o Município possa receber mais recursos. O gestor também confirmou participação na Marcha e destacou que cada mobilização em Brasília é ímpar para o municipalismo. “A Marcha consegue unir prefeitos de Norte a Sul. É um momento único para que a gente venha ter mais conhecimento e temos que aproveitar esse encontro”, argumentou.
Saúde e Educação
O prefeito de Rio Pardo de Minas, Marcus Ramos, buscou apoio técnico na Saúde e na Educação. O gestor relatou que tem encontrado dificuldade nessas áreas e apontou a escassez de recursos como principal motivo.
“Estou aqui para buscar orientações sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e os programas da Saúde. Os recursos são poucos para manter os programas federais e o Município arca com muita despesa. A defasagem chega a mais ou menos 150%”, informou.
Turismo
Ainda visitou a CNM uma comitiva do Município de Cristais Paulista (SP). A prefeita da cidade, Katiuscia Mendes, recebeu o atendimento da técnica de Turismo da entidade, Marta Feitosa. O encontro foi pautado em busca de alternativas para impulsionar as atividades turísticas e promover renda. “A técnica mostrou para a gente que a cidade tem potencial para fazer parte do Mapa turístico e às vezes a gente não consegue projetos em razão de cadastrar no Siconv e não fazer algumas etapas seguintes por desconhecimento. E realizar esse procedimento pode significar mais recursos para os Municípios”, afirmou. <img rel="shadowbox[" content"]="" data-cke-saved-src="http://www.cnm.org.br/cms/images/27022018_prefeita_cristais_paulista_ag._cnm.jpg" src="http://www.cnm.org.br/cms/images/27022018_prefeita_cristais_paulista_ag._cnm.jpg" alt="27022018 prefeita cristais paulista ag. cnm" style="box-sizing: border-box; border: 0px; vertical-align: baseline; margin: 10px; padding: 0px; -webkit-font-smoothing: antialiased; outline: none; float: right; width: 360px; border-radius: 9px;">
A gestora lembrou que a cidade é conhecida por promover etapas de um evento que tem tradição de décadas na região do seu Município. No seu entendimento e da área técnica, essa atividade pode ser melhor aproveitada para impulsionar a economia da cidade. “A gente tem corridas hípicas que acontecem há 60 anos nos Municípios vizinhos. O evento abrange 10 Municípios e ocorre todo domingo em um Município da região. Temos também restaurantes de fazenda com atividades de rapel”, enumerou. A prefeita também foi atendida pelas áreas de Assistência Social, Educação, Saúde e Finanças.
Portal CNM
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão