Sábado 25/10/2025 05:06

Censo Agropecuário do IBGE conta com suporte técnico da Agraer

Brasil - Agronegócio - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Foto: Divulgação IBGE

Mesmo com as fortes chuvas que assolaram diversos municípios de Mato Grosso do Sul, o Censo Agropecuário 2017 do IBGE segue rumo à fase final. As visitas em boa parte dos sítios da agricultura familiar do Estado contam, inclusive, com o suporte da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), órgão vinculado ao Governo do Estado, que atualmente presta atendimento para mais de 32 mil famílias agrícolas das 72 mil existentes.

“A Agraer faz parte do Comitê Estadual Gestor do Censo do IBGE e nós, também, somos parceiros do órgão federal em outros trabalhos. Os nossos técnicos têm o conhecimento das regiões e dos produtores pelos municípios do Estado. Então, pelas parcerias e experiências in loco, estamos dando este apoio. Há servidores nossos que acompanharam os recenseadores até as propriedades rurais”, conta o gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (GDA/Agraer), Araquem Midon.

Os resultados deveriam ser divulgados, agora, no fim de fevereiro. Contudo, devido aos imprevistos causados pela chuva a previsão é de que todo o trabalho seja concluído no começo de março. “O período chuvoso começou em meados de novembro e, de lá para cá, algumas regiões tiveram maior incidência, o que dificultaram as visitas até determinadas propriedades. Contudo, acredito que mais uma semana para frente, no mês de março, e tudo será concluído”, justifica o superintendente do IBGE em Mato Grosso do Sul, Mário Alexandre de Pinna Frazeto.

A localização de alguns proprietários foi outro ponto que também demandou um pouco mais de trabalho . “Existem produtores que vivem em um local, mas possuem propriedades em outros municípios do Mato Grosso do Sul. E, tem também aquele produtor que mora em outros estados como Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Localizar e fazer a entrevista com esse tipo de produtor demanda um pouco mais de tempo”, diz Mário Alexandre.

Entretanto, mesmo com os percalços o Censo Agropecuário segue a todo vapor e os resultados obtidos no Mato Grosso do Sul são animadores. Ultrapassaram os números esperados. Já foram coletados 102,7% de informações, o que significa que foram visitadas 66.892 propriedades rurais, 1.765 estabelecimentos a mais do que foi previsto. A meta era coletar informações em pelo menos 65.127 mil propriedades.

“A parceria tem sido excelente porque a Agraer conhece todas as partes, as regiões onde vivem os agricultores familiares. Os servidores da Agraer sabem como chegar lá e qual o melhor caminho tomar. Um trabalho que vem dando ótimos resultados”, avaliou o superintendente do IBGE.

O Censo Agro abarca todo tipo de propriedade rural, da fazenda ao sítio, sendo promovido a cada dez anos. “Além de orientar ou acompanhar as equipes do IBGE, a Agraer também cede os seus escritórios para o uso de computadores, internet ou outros itens caso seja necessário. Temos escritórios nos 79 municípios do Estado, o que facilita o auxílio”, reforçou o gerente Araquem Midon.

Todas as informações coletadas pelo País serão direcionadas a sede do IBGE, no Rio de Janeiro. A previsão é de que os resultados sejam publicados, nacionalmente, entre junho e julho deste ano. “Todos dados coletados serão para o uso da sociedade. A Agraer pode se beneficiar planejando as suas atividades com base no que foi levantado pelo IBGE. Os políticos para suas decisões governamentais, os empresários para futuros investimentos, por exemplo, e até mesmo os fazendeiros e agricultores”, finaliza o superintendente do IBGE de Mato Grosso do Sul.

Portal MS

Censo agropecuário, IBGE, técnico da Agraer

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens