Sábado 07/06/2025 17:14

Um Alckmin na mão e dois Hucks voando

Brasil - Política - Eleições 2018

Alckmin (Fátima Meira/Futura Press/Folhapress)

Em 1950, Cristiano Machado era o candidato do poderoso PSD a presidência da República, mas foi abandonado na campanha por seus próprios correligionários, que correram para os braços do candidato do PTB, Getúlio Vargas, que acabou ganhando a eleição. Desde então, “cristianizar” passou a ser o verbo da traição política.

Sua mais nova vítima parece ser o governador Geraldo Alckmin, que, segundo comparação feita nesta quarta-feira pelo ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, está em estado de “pré-cristianização”, lembrando Ulysses Guimarães (PMDB) e Aureliano Chaves (PFL) em 1989.

É verdade, a julgar por atos e declarações recentes de boa parte do tucanato e de aliados de outros partidos, sempre se referindo ao governador de SP como um candidato que “não decola”. A última estocada foi a entrevista em que o ex-presidente Fernando Henrique disse que uma hipotética candidatura do apresentador Luciano Huck seria boa para o Brasil. Com amigos como FHC, de fato Geraldo não precisa de inimigos – embora não tenha passado recibo, lembrando a parte da entrevista em que foi elogiado pelo ex-presidente.

Nesse contexto, a pergunta que se faz agora em todos os cantos, e não só no PSDB, é crucial: quando é que fica claro mesmo que um candidato não vai decolar?

Não é fácil dizer. Políticos, jornalistas, marqueteiros e outros especialistas em campanha vivem comparando eleições, talvez numa forma de tentar aplacar nossa permanente angústia de não saber o que vai acontecer.

É simples, por exemplo, decretar que 2018 vai ser muito parecido com 1989, com direita, esquerda e centro pulverizados numa grande quantidade de candidatos. Só que parece que não. Dinheiro curto, sem contribuições empresariais, e a necessidade de dividir os recursos do fundo eleitoral entre as campanhas para presidente, governador e legislativos, tendem a reduzir o número de candidatos presidenciais para permitir a sobrevivência dos demais. É uma situação inédita e imprevisível.

Já dá para dizer então, antes mesmo da convenção partidária, que Geraldo Alckmin não decolou nem vai decolar? A falta de charme e a sem-gracice do picolé de chuchu não empolgam ninguém. Mas, num quadro em que Lula seja impedido de chegar à urna eletrônica, e não consiga unir as esquerdas, e que nenhum outro candidato da centro direita mansa – não é o caso de Bolsonaro – tenha mais pontos nas pesquisas do que o governador, é possível descartá-lo como inviável?

Ah, mas tem o Huck. Tem? A estratégia do apresentador de manter um pé em cada canoa, desistindo sem desistir cabalmente, e deixando em aberto a possibilidade de se candidatar na última hora, pode ser muito boa para ele. Mas a indefinição é ruim para o campo político que poderia adotá-lo.

Tem sido enorme a pressão sobre o apresentador, todos esperando por essa espécie de salvador da pátria da centro-direita. Mas certezas não há.

Já pensou se os tucanos incineram Alckmin e, na hora H, de Huck, ele não vai? Risco real, sobretudo para quem já mostrou que não é um sujeito de fazer loucuras, que preza a qualidade de vida da família e que, sobretudo, não gosta de se meter em confusão. Pode vazar no momento em que vir sua vida empresarial, artística e pessoal devassada. Não precisa disso.

É por aí que, nos bastidores tucanos, o clima anda tenso. E já tem gente preocupada dizendo que, a esta altura, talvez ainda seja melhor ter um Alckmin na mão do que dois Hucks voando…

Helena Chagas é jornalista desde 1983. Exerceu funções de repórter, colunista e direção em O Globo, Estado de S.Paulo, SBT e TV Brasil. Foi ministra chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (2011-2014). Hoje é consultora de comunicação  

Veja /PH

Geraldo Alckmin, Política, Eleições 2018

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens