Sábado 07/06/2025 16:42

Reunião do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas termina sem resolução

Brasil - Ações Públicas - Combate ao Uso de Drogas

Foto: Divulgação 

A votação da proposta que endurece as diretrizes quanto ao uso de psicotrópicos no país, foi adiada para março. O pedido de vista coletivo foi apresentado na primeira reunião anual do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), realizada no dia primeiro deste mês, no Ministério da Justiça.

A proposta, de autoria do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, em linhas gerais, ignora a redução de danos como alternativa terapêutica e enfraquece os espaços de tratamento em liberdade, como os CAPS-AD, ligados ao SUS. Para o ministro, a política sobre drogas deve ser orientada para a abstinência, ou seja, o consumo deve ser totalmente coibido e as ações do governo se concentrarão no tratamento da dependência química ou psicológica e também em pesquisas nesta área.

Em dezembro do ano passado foi realizada reunião quando foi apresentada a resolução. Para os adeptos da iniciativa houve tempo suficiente, desde então, para que fossem propostas e realizadas modificações. No entanto, o presidente do Conad, ministro da Justiça, Torquato Jardim, recebeu o pedido de vistas de quatro conselheiros após iniciado o processo de votação.  O pedido de vista deve ser aceito automaticamente e tem prazo de uma sessão, segundo o regimento interno do Conselho. Mesmo após protestos o ministro foi claro: “Lamento, mas o regimento é claro”.

Como pauta da reunião também foram citadas recomendações para o acompanhamento e atualização da Política Nacional sobre Drogas, além da participação do Conad nas ações da Semana Nacional Sobre Drogas. Foi tratado também a inclusão de indígenas e quilombolas no debate acerca de drogas lícitas e ilícitas, assim como o acompanhamento e avaliação da gestão dos recursos do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), elaboração de documento para sugerir temas para uma campanha governamental que aborde os danos ocasionados pelas drogas e a inclusão de assuntos internacionais acerca das drogas.

Confira aqui a proposta na íntegra

Confira aqui o áudio da reunião aqui

Portal CNM

Conselho Nacional de Políticas, Combate ao uso de drogas, ações públicas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens