Domingo 12/10/2025 20:07

Doze anos após ser alfabetizada, mulher se forma em Letras pela UEMS

Educação - Formação Técnica

Foto: Divulgação 

 “Aos 42 anos eu aprendi a ler e a escrever e aos 54, diploma! Formada professora de Português, Espanhol e Literatura. É muita honra, muita honra!”, enfatiza Gilvania Ferreira Santos, formada na cerimônia de Colação de  Grau que ocorreu nesta quinta-feira (1.2) e diplomou 59 profissionais licenciados em Letras Português/Inglês e Espanhol, Física, Química, Pedagogia, Matemática e Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Gilvania é carioca, chegou ao Mato Grosso do Sul, em Ponta Porã, em 1984, acompanhando o marido, que é policial militar. Em 2006 decidiu entrar em aulas de alfabetização, no ano seguinte se mudou para Dourados e entrou nas aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde cursou do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Ela tinha medo de fazer o Enem, mas enfrentou e passou em duas universidades.  “Optei pela UEMS e entrei pelas cotas para negros, que são maravilhosas e dão muitas oportunidades, e ganhei também a bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).  A UEMS é uma mãe, eu amo a UEMS! Os professores são excelentes, são pessoas humanas e amorosas! Eu só tenho a agradecer, o que aconteceu de melhor na minha vida foi ter entrado para estudar na UEMS, todas as portas se abriram para mim”, ressaltou.

Para o reitor, Fábio Edir dos Santos Costa, essa é a maior marca da UEMS. “Eu tenho maior orgulho! Nós somos uma Universidade onde tudo o que é humano pulsa. Onde se celebra a diversidade, uma Universidade que chora com quem chora e sorri com quem se alegra. O que nós estamos vivendo hoje só tem significado concreto se a gente for capaz de olhar para trás e se der conta que, para chegar até aqui, tivemos que fazer muita coisa e, principalmente, sentir muita coisa”, enfatizou.

Reitor da UEMS, Fábio Edir, durante a formatura dos alunos da Universidade Estadual

E não só Gilvania que é UEMS; seus três filhos também, o caçula faz Engenharia Física, a filha se formou em Enfermagem e, no mesmo ano que a mãe, o filho Guilherme Ferreira Baltar, se formou em Química.

“Eu me sinto muito feliz, porque isso para mim foi uma grande conquista e para a minha mãe, que está com 54 anos, é uma conquista maior ainda, eu fico feliz por mim e por ela também. Ensinar é nossa vocação: essa sempre foi uma paixão minha, eu sempre quis ser professor, e minha mãe sempre ajudou na igreja a dar aula para as crianças e na faculdade ela optou por fazer Letras”, destacou o licenciado em Química pela UEMS.

Gilvania não quer parar por aqui, ela foi “picada” pelo amor aos estudos e sonha em se especializar em literatura ou linguística, depois fazer mestrado e doutorado. “Quero continuar, peguei gosto pelos estudos! E digo para quem parou: ‘volte correndo, porque é apaixonante estudar!’. É um desafio, é preciso muita dedicação, mas não tem coisa melhor do que estudar nesta vida, não tem. Valeu a pena eu ter enfrentado”, finalizou a apaixonada por aprender e ensinar.

Gilvania e o filho formados pela UEMS em Colação de Grau nesta quinta-feira (1º)

Portal do MS /PH

Alfabetização, educação, formação técnica, UEMS, Campo Grande/MS

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens