Quinta-Feira 01/05/2025 08:36

Após dificuldades em anos anteriores, setor de Turismo espera recuperação no carnaval de 2018

Brasil - Turismo - Carnaval 2018

Agências já reportam alta nas vendas sobre o ano passado, mesmo a vários dias do feriado. Hotéis e companhias aéreas também estimam avanço.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Em tempos de crise, setores que vivem de produtos e vendas considerados “supérfluos” são um dos primeiros a serem impactados. O de turismo não é diferente. Mas agora, depois do movimento fraco nos anos anteriores, as agências comemoram um aumento do número de pacotes para o carnaval a cerca de três semanas do feriado.

Uma delas é a Latam Travel, que na primeira metade de janeiro já contabilizava um crescimento de 8% nas vendas de pacotes de Carnaval na comparação com 2017. A Agaxtur reportou avanço ainda maior, de 12%. A CVC não revela números, mas também garante que sentiu “aumento bem expressivo” nas vendas para este feriado.

Carlos Braga, diretor de vendas da Agaxtur, também diz que as procuras por pacotes de carnaval estão mais adiantadas em 2018. “No ano passado, as pessoas que compraram fizeram em cima da hora”, relembra, apontando que a crise impactou fortemente as vendas para o carnaval nos anos anteriores, especialmente em 2015.

Esse quadro foi puxado por decisões como a da musicista paulistana Stéfanie Singer, que tem 29 anos e sempre gostou muito de viajar no carnaval – tanto para destinos onde pudesse cair na folia quanto para locais recomendados para fugir da bagunça. “Já fui para Recife, São Tomé das Letras, Ouro Preto, hotel fazenda”, enumera ela sobre suas viagens carnavalescas.

No entanto, em 2015 os preços passaram a pesar demais em seu bolso e ela deixou de viajar. “Em 2015, eu iria de novo para o Recife, ou para a Chapada”, relembra ela, que acabou desistindo. “A decisão financeira pesou muito, no carnaval estava muito caro.” Nos anos seguintes, também não houve viagem para Stéfanie.

O setor hoteleiro também está animado. É o que afirma Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Segundo ele, a expectativa para os destinos mais procurados pelos foliões, como Salvador, Rio de Janeiro e Recife, é que a ocupação fique entre 90 e 95% da capacidade dos hotéis. Nos anos de crise, o númeronão chegou a bater os 80%.

Um dos principais fatores para o otimismo é o bom desempenho das festas de final de ano. “A hotelaria no carnaval certamente terá uma ocupação muito boa, a ver pelo que foi o final do ano. Ninguém esperava”, comemora Linhares, apontando que a taxa ficou superior a 90% no Ano Novo do Rio de Janeiro e 95% no Ceará, por exemplo.

Não são apenas as agências de turismo e os hotéis que esperam um carnaval melhor em 2018. Companhias aéreas estão destinando um número maior de voos extras para os dias de feriadão.

A Azul aposta em movimento maior neste ano na comparação com o carnaval de 2017 e 2016. Por isso, aumentou de 200 para 285 o número de voos extras para a época próxima ao feriado deste ano – entre 8 e 18 de fevereiro. Segundo a empresa, serão 30 mil assentos a mais para 36 destinos.

Já a Avianca diz que tem “presenciando uma melhora na demanda por passagens aéreas”, ressalvando que “o ritmo de viagens aéreas é de retomada e recuperação, porém ainda tímido”. A companhia irá oferecer mais de 200 voos extras entre os destinos mais procurados pelos clientes nesta época – São Paulo, Florianópolis, Maceió, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

A Latam informou que não iria comentar as expectativas para o feriado, e a Gol não respondeu aos pedidos de informação da reportagem.

Ritmo de crescimento

O setor espera que o carnaval de 2018 marque o início de uma retomada constante. Linhares, da ABIH, comenta que “o turismo é um dos primeiros a sentir o início de uma crise, mas também é impactado muito rápido quando começa a recuperação”.

Já Piovarcsik, da CVC, aponta que a empresa precisou ser estratégica para segurar as vendas no ápice da crise, e agora pretende manter ações como descontos e prazos maiores de parcelamentos. Em 2017, a empresa registrou um crescimento de 14% sobre 2016 no número de pacotes de viagens de lazer.

“Foram ações rápidas, para que o cliente que viajaria 15 dias viajasse uma semana, mas não tirasse o produto da cesta de consumo dele”, comenta Piovarcsik, já prevendo manter o ritmo nos próximos meses. “Tudo isso está mantido, em time que está ganhando não se mexe. Vamos manter as mesmas armas para manter o cliente engajado.”

Braga, da Agaxtur, também defende que o setor precisa continuar sendo estratégico. “A gente tem que se reinventar, fazer com que a máquina gire. A gente monta estratégia de preço para atrair o cliente, oferece parcelamento com mais tempo. Tem dado certo.”

Se depender da musicista Stéfanie, a expectativa de alta no setor de viagens deve se confirmar. “Para o carnaval de 2019 eu já trabalho com duas hipóteses: escolher entre Salvador e Recife, ou optar por uma viagem internacional.”

 

G1

Brasil, recuperação no carnaval

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,692
Euro 6,448
Franco suíço 6,887
Yuan 0,783
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens