TCU acompanhará acordo que prevê indenização da Petrobras a investidores estrangeiros
Mundo - Economia - Indenização da Petrobras
Estatal fechou acordo em que se propôs a pagar US$ 2,95 bilhões para encerrar ação coletiva que corria em Nova York. Investidores acusam Petrobras de enganá-los para comprarem ações.

(Foto: Google Imagens)
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (17) a abertura de um processo para acompanhar um acordo feito entre a Petrobras e a Justiça norte-americana para indenizar estrangeiros que investiram na estatal.
Recentemente, a Petrobras fechou um acordo em que se propôs a pagar US$ 2,95 bilhões para encerrar uma ação coletiva de investidores estrangeiros que corria em Nova York. O objetivo da estatal é encerrar uma ação coletiva que corre nos Estados Unidos.
Os investidores estrangeiros acusam a estatal de enganá-los para comprarem ações da empresa enquanto era montado um esquema de corrupção que levaria a uma desvalorização dos papéis da companhia de petróleo brasileira.
O processo de acompanhamento do TCU foi proposto pelo ministro Aroldo Cedraz com a finalidade de examinar as providências a serem adotadas pela Petrobras quanto ao acordo com os autores da ação.
“O ineditismo deste acordo e os valores envolvidos não podem passar desapercebidos por esta Corte. [...] “Se mostra imperativo acompanhar as medidas a serem adotadas pela Petrobras com o fito de obter ressarcimento pelos danos causados à companhia decorrentes do ajuizamento da ação coletiva norte-americana”, disse o ministro.
Cedraz declarou ainda que o objetivo da ação de controle não é emitir “juízo de valor” quanto ao acordo.
“Não havendo qualquer impedimento para que a Petrobras prossiga na negociação que trava, em segredo de justiça, com a Corte Federal de Nova Iorque”, afirmou.
Aroldo Cedraz explicou ainda que a iniciativa “não causará impacto relevante no plano operacional” da Petrobras.
“Por não demandar [a ação de controle], nesse momento, outras medidas além da realização de diligências ou inspeções”, explicou o ministro.
Cedraz se reuniu nesta terça-feira (16) com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, para tratar do tema. O ministro elogiou Parente que, segundo ele, agiu com “transparência no trato da coisa pública e ao buscar estreitar o relacionamento com o TCU”.
G1
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












