Sexta-Feira 10/10/2025 11:59

Brasil tem quase 12 milhões de analfabetos, segundo o IBGE

Brasil - Pesquisa - Analfabetos

Pesquisa mostra que 51% dos brasileiros com 25 anos ou mais só estudaram até o Ensino Fundamental e apenas 15% têm ensino superior completo.

(Foto: Google Imagens)

O Brasil tem quase 12 milhões de analfabetos. E metade da população com 25 anos ou mais só estudou até o ensino fundamental. A pesquisa divulgada nesta quinta (21) pelo IBGE revelou o desafio imenso de atrair de volta pra escola quem abandonou os estudos.

De terno e gravata, ele devora o Código Civil. Lápis, borracha, caderno, ela desvenda os mistérios da matemática. O advogado recém-formado. A estudante da 6ª série. Por motivos diferentes, a história desses dois brasileiros fala muito sobre a nossa educação.

Uma história com poucos altos e muitos baixos. Principalmente baixa escolaridade: 51% dos brasileiros com 25 anos ou mais só estudaram até o Ensino Fundamental. Entre os mais jovens, outro número impressiona: quase 25 milhões estão longe dos estudos. Principal motivo: a necessidade de trabalhar.

Órfã de pai e mãe, família pobre, Dona Eliana concluiu a 3ª série e depois parou. Aos 14 anos, abandonou o colégio e foi trabalhar numa fábrica de plásticos. "Não dava condições de você trabalhar de 7h até 19h e depois ir para o colégio", diz Eliana da Silva.

Nesse Brasil de pouca escola, a regra só confirma a exceção: apenas 15% dos brasileiros com mais de 25 anos têm ensino superior completo. O Raner se formou em economia na década de 80. Estudante da rede pública, família de classe média. Ao longo da vida conseguiu emprego estável, carreira sólida. Mas nunca conseguiu esquecer uma grande paixão: o Direito. "Uma paixão que começou no tribunal do júri, quando eu fui jurado, me apaixonei por tudo aquilo que eu vi e falei 'um dia eu vou fazer Direito'", lembra Raner Jogemias.

Depois de aposentado, decidiu fazer a outra faculdade. Dedicado, esforçado, queria aprender o máximo. Como todo bom estudante, arrumou um bom estágio e, de quebra, um bom chefe. Sabe quem? O filho!

Quatro filhos criados, neto já grandinho. Aos 59 anos, sem nada pra provar pra ninguém, um dia dona Eliana parou e pensou: "Por que não?" Entrou no supletivo. Já fez a 4ª, a 5ª a 6ª, e agora se prepara para debutar na 7ª série. "É uma sensação boa, mas a minha mente foi relembrando tudo que eu fiz na minha juventude", conta.

A taxa de analfabetismo no Brasil foi de 7,2% em 2016, mais que a meta estabelecida. A Região Nordeste tem o pior desempenho. Não dá pra fazer comparações com anos anteriores, porque o IBGE está usando uma nova metodologia.

Quase 12 milhões de brasileiros não sabem ler nem escrever. Coisa que a Eliana hoje faz muito bem. Principalmente nos grupos de conversa do telefone, onde ela gosta de colocar todos os "pingos nos is".

As diferenças são inegáveis. Mas em comum existe em ambos o esforço, a vontade de aprender mais e a fé no futuro. Por que não?

"Poxa, se eu não tivesse parado, onde eu estaria hoje? Estaria lá longe, né?", diz Eliana.

 

G1

Brasil, pesquisa, IBGE, analfabetos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens