Sábado 30/08/2025 23:30

Ações 2017: Procon Estadual realizou mais de 690 fiscalizações no MS este ano

Estado - Comércio - Fiscalizações 2017

Supermercados, bancos, farmácias e postos de combustível foram os estabelecimentos mais denunciados durante o ano. Inspeções resultaram em 356 autuações.

(Foto: Edemir Rodrigues)

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), divulga nesta quarta-feira (20.12) balanço das fiscalizações realizadas em 2017 na Capital e interior do Estado. Supermercados, bancos, farmácias e postos de combustível foram os principais alvos das inspeções que resultaram em 356 autuações.

No total, de janeiro a 19 de dezembro, foram realizadas 691 fiscalizações durante o ano: 131 em supermercados, 114 em bancos, 73 em postos de combustíveis, 15 em farmácias e 358 outras operações em estabelecimentos de comércio em geral, entre os quais, restaurantes, lojas, borracharias, etc. Parte das fiscalizações contou com a parceria da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon) e de órgãos como Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Vigilância Sanitária, conselhos profissionais e outros, conforme a área de atuação do segmento dos estabelecimentos vistoriados.

No total, nas 131 inspeções nos supermercados, houve 86 autuações e foram descartados 3.193 produtos com prazo de validade expirado e 697 alimentos impróprios para o consumo. Foi também verificada divergência entre os preços de 130 produtos informados na gôndola e o valor efetivamente cobrado no caixa.

Nos bancos, foram 77 autuações, a maioria por demora no tempo de atendimento, nas farmácias foram 15 infrações ligadas à precificação e informação, e nos postos de combustíveis foram 26 autuações, por descumprimento da legislação quanto às informações obrigatórias e publicidade enganosa.

Denúncias

O superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, esclarece que a maior parte das fiscalizações é motivada por denúncias dos consumidores. “No interior do Estado também foi importante a parceria com os Procons municipais que identificaram as demandas e acionaram o apoio da fiscalização estadual, principalmente nos bancos e comércios” pontua. Consumidores podem acionar o número 151 do Disque Denúncia ou o Fale Conosco do site.

Marcelo Salomão acrescenta que, neste ano, também foram realizadas 12 pesquisas de preços com o objetivo de auxiliar os consumidores a fazer economia nas datas comemorativas, entre as quais, Páscoa, Dia das Mães, Festas Juninas, Dia das Crianças e Natal. As pesquisas ficam disponíveis para consulta na página do Procon, no item Pesquisa de Preços.

 

 

MSGov

Procon, fiscalizações, 2017

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,432
Euro 6,314
Franco suíço 6,768
Yuan 0,759
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens