Domingo 08/06/2025 08:29

Convenção do PMDB vai confirmar mudança de nome do partido para MDB

Brasil - Política - Movimento Democrático Brasileiro

Sigla vai deixar decisão sobre candidatura própria ao Planalto para 2018

(Foto: Jorge William / O Globo)

Com o quadro eleitoral de 2018 ainda embolado, a convenção do PMDB que acontecerá nesta terça-feira não resolverá questões estratégicas, deixando temas palpitantes como a definição de uma candidatura própria ao Palácio do Planalto para março do ano que vem. Em vez disso, será ratificada a decisão do partido de mudar de nome, e voltar a se chamar Movimento Democrático Brasileiro (MDB). E feitas algumas adequações no estatuto partidário para incorporar as mudanças feitas na legislação com a aprovação da reforma política, em outubro.

Com uma aprovação de um dígito, o governo do presidente Michel Temer se apresenta como obstáculo para a realização do sonho do partido de lançar um peemedebista à Presidência. Embora alguns caciques sigam defendendo essa tese, o fato é que a sigla não conta com nomes de peso para a empreitada. E a tendência é que acabe apoiando algum candidato da base aliada que se proponha a encampar a defesa do legado do governo Temer — basicamente a sinalização de índices de recuperação da economia.

— Sempre defendemos uma candidatura própria, mas isso vai depender de termos um bom nome e de fazermos uma articulação. O partido vai batalhar por isso. Mas este foi um ano de superação. A questão eleitoral ficou para o ano que vem — explica o líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi (SP).

De fato o governo Temer teve que superar duas denúncias apresentadas pelo Ministério Público (MP) contra ele — uma por corrupção passiva e outra por organização criminosa e obstrução à Justiça — e depois tentou recompor sua base aliada para votar a reforma da Previdência. Essa é a principal agenda de Temer desde que assumiu o Planalto no lugar de Dilma Rousseff, de quem era vice-presidente, quando ela sofreu um impeachment, no ano passado. Mas teve que adiar a votação da reforma para fevereiro de 2018 por não ter o número de votos necessários para aprová-la.

A pretensão do PMDB de ter um nome forte para a corrida presidencial é permanente. Em 2014, quando Temer era presidente do partido, por pouco ele conseguiu apoio majoritário para dar continuidade à parceria com Dilma. Mais de 40% da sigla defendiam o rompimento com a petista e o lançamento de um quadro competitivo ao Planalto. A última vez que a disputa ao Planalto contou com um peemedebista foi em 1994, com Orestes Quércia.

PUNIÇÃO A PEEMEDEBISTAS 'INFIÉIS'

Mas o imbróglio eleitoral do partido não se resume ao pleito presidencial. Nos estados, enquanto a legenda não decide como prosseguir nacionalmente, caciques peemedebistas já começam a se movimentar para suas próprias eleições. Alguns quadros importantes já manifestaram apoio à candidatura presidencial de Lula, como o senador Renan Calheiros (AL), que tentará renovar seu mandato no Senado. Outro senador dissidente, Roberto Requião (PR) deve contar com o apoio de Lula, caso decida concorrer ao governo do estado.

O caso de Requião, aliás, está no conselho de ética do partido. Ele é acusado de ter adotado posições “contrárias” às diretrizes do partido. Foi o mesmo caso da senadora Kátia Abreu (TO), expulsa do PMDB no fim do mês passado.

Outro quadro que está com a situação pendurada é o ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso após a descoberta de um bunker com mais de R$ 51 milhões. E ainda os cinco deputados que votaram contra o governo nas votações das denúncias. O PMDB fechou questão contra a aceitação da denúncia.

O presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), quer aproveitar a convenção de hoje para criar uma regulamentação sobre as punições de parlamentares infiéis. Hoje, quem desobedece as orientações do partido fica sujeito a uma decisão da Executiva.

— A decisão da Executiva é parcial. Se o parlamentar é querido por todos, fica sem punição. Se não, recebe uma sanção grave. Fica a critério dos membros da Executiva — observa um assessor do partido.

 

Correio do Estado

Brasil, mudança no nome, PMDB - MDB

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens