Segunda-Feira 13/10/2025 14:12

Temer diz que votação da reforma da Previdência será no dia 18 ou 19 na Câmara dos Deputados

Brasil - Ações Públicas - Votação Marcada

Foto: Globo News / Reprodução

O presidente da República, Michel Temer (PMDB), afirmou nesta sexta-feira (8) em São Paulo que a votação da reforma da Previdência está marcada para os dias 18 ou 19 de dezembro na Câmara dos Deputados e que o governo espera votar o tema no Senado em fevereiro.

"Há convicção de que precisamos fazer agora [a votação] na Câmara dos Deputados para, na sequência, realizá-la no Senado Federal em fevereiro", afirmou.

Pela manhã, o presidente participou de um evento da indústria química em um hotel da Zona Sul de São Paulo e defendeu o diálogo com o Congresso. À tarde, esteve em um encontro do setor elétrico e eletrônico e voltou a fazer "pregação em favor da reforma".

"Foi uma boa oportunidade também de fazer uma pregação em favor da previdência mostrando que ela não prejudica ninguém, nem mesmo aqueles que hoje detém melhores salários no serviço público, mas que, entretanto, terão que fazer uma previdência complementar."

Ele pediu ainda apoio aos empresários para convocar deputados ligados ao setor para votarem a favor da reforma. Solicitou ainda aos empresários que façam uma "força-tarefa" e liguem para os deputados pedindo votos. "É preciso que os senhores saiam a campo: conhece um deputado, liga para ele", defendeu. "Faz uma força-tarefa", disse.

Temer ressaltou que a reforma interessa especialmente ao setor empresarial. "Com toda franqueza, vejo os amigos empresários, a quem realmente interessa a reforma da Previdência, nos dizendo 'nós somos a favor'. Mas mais do que a favor, eu gostaria de pedir a vocês: saiam em uma frente de trabalho. Porque nós temos nesta semana, marcado agora para 18 ou 19, a votação. Os senhores todos que tiverem contato com os colegas, amigos deputados, senadores, que tanto ajudaram o governo, podem convencer desses argumentos. Mas é preciso mostrar que vocês continuam nos dando o apoio, mas nós apoiamos a Previdência", salientou.

Temer defendeu que a refoma "fará o Brasil caminhar" e que ser contra a modificação na legislação é ser "a favor da manutenção dos privilégios", afirmou.

O presidente também comentou que a fase pré-eleitoral dificulta a aprovação da reforma.

Temer criticou o que ele chama de “falsas informações” que circulam na internet e chamou a abordagem dos temas nas redes sociais de “um horror”.

"É natural que o deputado fique preocupado. Começam a espalhar, como espalham muitas vezes: agora o trabalhador privado só vai se aposentar quando estiver com 110 anos. Isso pega. Essa história de rede social é um horror. Pega. Botam uma caveirinha: 'acabei de me aposentar'. Como se estivesse morrido. Essas inverdades machucam aquele que vai entrar no processo eleitoral."

O presidente afirmou que quem combate a reforma deve assumir que é a favor da manutenção dos privilégios.

'Bom humor'

Ao final da agenda na capital paulista, o presidente falou rapidamente com a imprensa. Indagado sobre as chances de a reforma ser votada somente em 2018, ele afirmou que não trabalha com tal possibilidade: "Não vou cogitar isso. Só vou cogitar [os dias] 18 e 19".

Ele disse ainda que está confiante na aprovação. "Meu bom humor vem exatamente disso, do fato de que estamos pegando votos. Estamos colhendo votos."

Popularidade em baixa

Temer declarou que os temas polêmicos enfrentados vigorosamente pelo governo foram aprovados e hoje produzem bons resultados como o teto dos gastos públicos e a Reforma Trabalhista.

“Não vamos pensar que a economia reage por simpatia ao presidente da República, por simpatia ao governo, não. Reage diante de dados concretos”, disse.

O presidente disse que está tentando colocar o Brasil “nos trilhos” e ressaltou que não tem que praticar medidas populares, referindo-se à Reforma da Previdência.

“Não temos que praticar medidas populares. Há uma diferença entre medidas populares e populistas. As medidas populistas são aquelas de natureza governamental que visa, digamos assim, serem aplaudidas hoje e se desgastarem amanhã, e é o que se fez muito no nosso país. As medidas populares são aquelas que você se volta para o povo, mas não para o aplauso imediato. Você faz as questões ou edita os atos necessários para o progresso do país e esses atos serão reconhecidos depois”, argumentou ele sobre a impopularidade da reforma previdenciária.

G1 /PH

Michel Temer, ações públicas, votação marcada, Reforma da Previdência, Câmara dos Deputados

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens