Segunda-Feira 17/06/2024 03:02

Audiência Pública denuncia racismo e mobiliza entidades de Dourados

Ação Legislativa - Racismo Inconstitucional

Militantes do movimento negro se unem para criação de Coordenadoria e reativação de Conselho

Foto: A Audiência Pública que debateu o “Racismo Institucional” teve como resultado importantes posicionamentos (Thiago Morais)

A Audiência Pública que debateu o "Racismo Institucional" teve como resultado importantes posicionamentos quanto ao movimento negro em Dourados. De proposição do vereador Elias Ishy, o ato foi realizado na última terça-feira (28), na Câmara, com uma iniciativa coordenada pela acadêmica Danielle Ferreira, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores (GEPRAFE/UFGD).

O doutor em história e professor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Mario Teixeira de Sá Junior, realizou uma contextualização histórica sobre o tema da audiência, lembrando como se constitui o racismo. "Se não soubermos de onde viemos será difícil construirmos soluções para que o que queremos. Obrigado mãe África e perdoe por não reconhecermos o que você tem nos dado", afirmou ele.

Dando continuidade, na análise do discurso na mídia sobre a violência acerca do corpo negro e o corpo da mulher, a doutora em linguística e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Do Sul (IFMS), Elizete Souza Bernardes, fez um relato de experiência emocionante. "Práticas raciais acontecem comigo", denunciou ela.

Para fechar a palestra, o doutor em sociologia e professor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Marcelo da Silveira Campos, contribuiu com estatísticas com relação ao racismo institucional, especialmente no sistema carcerário. Segundo ele, a escravidão não foi superada. "Porque há um extermínio de jovens negros", justifica. Para lembrar, de acordo com a ONU Brasil, um jovem negro morre a cada 23 minutos no país. "Essas práticas não podem ser mais negligenciadas", completa.

A Anistia Internacional aproveitou a oportunidade para recolher assinaturas para a campanha "Jovem Negro Vivo", chamando atenção para esses homicídios. Ishy destacou a importância dessa ação, bem como também da participação da Comunidade Quilombola, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), do Coletivo de Mulheres Negras de MS - Raimunda Luiza de Brito, do Ilê Axé Angola Megemulebaonã de Dourados, do Instituto Cultural Malungo Capoeira. "Parabenizo aos envolvidos e agradeço a todos e a todas pela presença", finalizou Ishy.

Como encaminhamento da Audiência, foi solicitada a criação de uma Coordenadoria de Relações Raciais, para apoiar o enfrentamento ao racismo, promovendo debates, acolhendo pessoas, para que essas tenham orientação quanto às denúncias. Foi pedida também a reativação do Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-Brasileiros – COMAFRO, desativado há alguns anos, que tem como papel essencial a fiscalização. Além disso, para valorização cultural, o feriado de 20 de novembro, em relação ao "Dia da Consciência Negra". As entidades presentes se comprometeram a elaborar um documento para encaminhar as autoridades esclarecendo todos os pontos.

Câmara Dourados

Audiência Pública, Racismo Inconstitucional, Mobilização

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens