Quarta-Feira 03/09/2025 01:10

Marcos legais da habitação foram debatidos em seminário promovido pela CNM

Brasil - Ação Legislativa - Marcos Legais Brasileiros e suas Implicações

Foto: Divulgação 

Gestores municipais, representante do governo federal e especialistas em urbanismo se reuniram para debater os marcos legais brasileiros e suas implicações. O debate Instrumentos de Regularização aplicados aos Municípios foi parte da programação do Seminário Municípios e a Regularização Fundiária: Desafios, Perspectivas e Ferramentas, ocorrido durante toda esta quarta-feira, 29 de novembro, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília.

A plenária foi mediada pela a técnica em Habitação e Planejamento Territorial da entidade, Karla França. Durante as discussões, também foram abordadas as alterações na legislação de Registros Públicos e aprovação de projetos de parcelamentos. Dentre os participantes, o diretor de Assuntos Fundiários do Ministério das Cidades (MCidades), Silvio Figueiredo, destacou o trabalho desenvolvido pelo governo com a Lei Federal 13.465/2017, que a regularização fundiária rural e urbana.

Em sua apresentação, Figueiredo falou de seu envolvimento com o municipalismo e do interesse do governo federal de enfrentar o problema da Regularização Fundiária. Segundo ele, um dos primeiros passos foi mapear os problemas que impediam o avanço dessa política nos Municípios brasileiros. “A lei federal vem no sentido de desburocratizar, simplificar, agilizar e destravar os procedimentos (...), procurando fazer com que a legislação fluísse”, disse o governista, após relatar o processo de aprovação da norma no Congresso Nacional.

O integrante do MCidades mencionou alguns entraves encontrados e as medidas adotadas, no texto da lei, para resolver os problemas comuns. “Pela legislação antiga, regularização só poderia acontecer em área urbana ou de expansão urbana, com plano diretor ou legislação especifica”, destacou, ao mencionar a mudança conceitual da norma, que é um dos exemplos de empecilho constato. “Agora se regulariza todos os núcleos informais, seja eles compostos de unidade residências ou não residenciais, mesmo aqueles inseridos nas zonas rurais”, esclareceu.

Ao dizer que atua na execução da lei, o diretor de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Murilo Mendonça, falou sobre o programa desenvolvido pelo governo estadual goiano de regularização Fundiária, que é o Casa Legal. Para ele, a Lei 11.977/2009 do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) já foi um grande avanço. “Não existe receita de bolo para regularização. Cada área tem e uma especificidades, uma caraterística, que vai ser adotada de uma maneira diferente”, sinalizou Mendonça. Ele contou que a iniciativa pública atua em dois seguimentos: estadual e municipal. Também foi criado um grupo de trabalho de representação fundiária com representantes do poder público, do judiciário, dos cartórios e da comunidade.

Por fim, a conselheira federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), Lana Jubé, fez o uso da palavra para alertar para as preocupações dos profissionais técnicos do conselho, que foi instituído com a missão de orientar, disciplinar e fiscalizar a arquitetura e urbanismo no território nacional. Ela falou do trabalho desenvolvido pelo órgão juntos os gestores municipais, e do debate promovido pelo conselho, em torno do texto da legislação.

“A gente não entende que legislação é o suficiente, porque fosse suficiente, alguns marcos regulatórios, que já vem caminhando nesse país, há quase 20 anos, estariam com resultados bem mais eficiente”, ponderou Jubé ao final de sua apresentação.

Após a exposição dos convidados, os participantes do seminário tiveram a oportunidade de sanearem dúvidas e contribuírem com o debate. O debate continua na tarde desta quarta. Acompanhe ao vivo aqui

Portal CNM /PH

marcos legais brasileiros e suas implicações, habilitação, a~

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens