Quarta-Feira 08/10/2025 23:09

Banco recebe doações de sangue e plaquetas para salvar vidas em Mato Grosso do Sul

Estado - Saúde - HRMS 20 anos

Hemocentro do HRMS é um braço do Hemosul e sangue passa por processo de segurança e verificação antes de ser utilizado.

Foto: Diana Gaúna 

A doação de sangue é um dos atos de reconhecida relevância social responsável por salvar um número incontável de vidas. Em Mato Grosso do Sul, o  Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS) faz a coleta de doações de sangue e também de aférese. Todo material colhido é encaminhado ao Hemosul, para passar por criteriosa análise de segurança, antes da utilização nos pacientes receptores.

De acordo com a responsável técnica do banco de sangue, enfermeira Érika Cristine Marrer Rosa, todas as bolsas coletadas são encaminhadas para o Hemosul, onde é feita a sorologia e a separação do concentrado de hemácias, da plaqueta e do plasma. “O hemocentro distribui para os hospitais, inclusive, para o HRMS. Nós fazemos uma lista do que estamos precisando e enviamos pedido. Por mês fazemos de 200 a 250 doações de sangue. É pouco ainda. Teria que ser 25 por dia, ou seja, 750 por mês. Antes da separação é feita ainda a sorologia para verificar se o doador tem HIV, sífilis, hepatite, chagas, HTLV e malária. Então, o sangue sai daqui, passa por todo um processo de verificação de segurança para somente depois ser utilizado”, explica.

Glóbulos sanguíneos possuem três grupos principais que são: os brancos, os vermelhos e as plaquetas. Os glóbulos vermelhos transportam o oxigênio dos pulmões para os tecidos, permitindo a respiração das células. Os brancos são importantes para a defesa do organismo. E as plaquetas são pequenos glóbulos incolores, importantes no estancamento de hemorragias.O plasma tem cor amarela e transparente, é composto por água, sais minerais e proteínas. Pode ser utilizado para pacientes que necessitam de reposição de proteínas da coagulação. Também é matéria-prima para produção industrial de medicamentos derivados do sangue, como a albumina humana, proteínas da coagulação e imunoglobulinas.

Os componentes sanguíneos enviados ao HRMS atendem a todo hospital, seja os pacientes da oncologia, cirurgia, hemodiálise, pacientes do ambulatório que transfundem, entre outros.Para doar sangue é preciso se enquadrar nos critérios. Ter 55 quilos ou mais, idade de 16 a 60 anos, ou 69 se já for doador; conferir que medicações toma; se não tomou vacina nos últimos dias; se tem tatuagem, peircing, se não fez no último ano; parceiro sexual no máximo dois e se tiver  um novo nos últimos seis meses não pode; entre outros critérios básicos da doação. “Explicamos sobre janela imunológica, investigamos sobre as viagens porque tem várias cidades e países que tem algumas doenças, como Canadá que tem a vaca louca, bem como alguns estados do norte do Brasil que tem a malária”, pontua a enfermeira.

Aférese

O HRMS possui uma máquina para realizar coleta e aférese, que é uma doação só de plaquetas. “Colocamos o doador na máquina por uma hora, com um kit específico para retirar só as plaquetas. Um receptor de 60kg a 70kg utiliza seis bolsinhas de plaqueta randômica, que é a que tiramos na doação de sangue. Na aférese a gente consegue retirar essas seis bolsas de um único doador. O índice de reação é bem menor porque sai de um único doador. Também mandamos a aférese para o Hemosul. Ela tem que ficar no plaquetário sob agitação”.

Érika explica que a aférese é bem melhor que a plaqueta por conta da redução da reação transfusional. “Como pegamos uma bolsinha só de vários doadores, uma doação de sangue normal que sai o concentrado de hemácias, o plasma e a plaqueta, para uma pessoa de 70 quilos, vai precisar de sete bolsas, então, vai pegar uma de cada doador diferente. Como cada doador tem um anticorpo diferente, faz reagir com a pessoa que está recebendo. Na aférese a gente tira essas sete bolsas de um só. Pode ter reação, mas com índice bem menor”.

Jussara Rosa de oliveira, 54 anos, é doadora de sangue e estava doando aférese. Segundo ela, sempre gostou de ajudar as pessoas. “Tenho sangue O- e como é difícil de ser encontrado, decidi doar. Comecei e nunca mais parei. Gosto de ajudar as pessoas. Eu tenho saúde e acho que outras pessoas também gostariam de ter. Assim me tornei doadora. O recado que eu deixo é que as pessoas venham doar sangue para ajudar a salvar vidas. De tanto tempo que eu doo, o pessoal aqui já é como se fosse da minha família. Sempre fui muito bem atendida no HRMS”.

A bioquímica Daniela Maria Yule Nogueira, de 42 anos, trabalha há 17 anos no Hospital Regional. “Faço a prova cruzada, para ver se a bolsa de sangue é compatível com o receptor. As bolsas vêm do Hemosul liberadas, chega o pedido para o paciente e a gente cruza para saber se aquela pessoa pode receber a bolsa. Nosso trabalho faz muita diferença aqui. Nesses 20 anos de HRMS, tivemos muitas melhorias, mas precisamos avançar ainda mais. Principalmente no número de doadores de sangue”.A doadora Joelma Lima da Silva, de 35 anos, (foto capa) decidiu doar sangue para ajudar as pessoas. “Meu tipo sanguíneo é O+. Comecei a doar faz bastante tempo e eu acho que todo mundo que tem as condições exigidas também deveriam doar. Poder contribuir com a vida do outro é algo muito prazeroso. Além do que, o atendimento aqui é muito bom”.

Portal MS

Doações, Sangue, Plaquetas,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens