Quarta-Feira 03/09/2025 16:16

Prefeitos compreendem fatores que desencadearam colapso nos Municípios

Brasil - Ações Públicas - Diálogo Municipalista

Foto: Divulgação 

O primeiro painel do Diálogo Municipalista no Rio Grande do Norte teve início com uma apresentação sobre o aumento de responsabilidade dos Municípios ao longo dos anos. O intuito era sinalizar para os participantes do encontro alguns motivos que contribuem para pressionar as finanças locais.

Com olhares atentos, dezenas de gestores municipais acompanharam a fala do consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Eduardo Stranz, nesta quarta-feira, 8 de novembro. Um dos primeiros pontos abordados por ele foi o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Antes de abrir o discurso, Stranz perguntou se os participantes conheciam as origens do Fundo e poucos levantaram a mão. Em seguida, o consultor explicou que o Fundeb é composto por uma soma de recursos oriundos dos Municípios e governos estaduais e parte da União.

“Para vocês terem uma ideia, do dinheiro total do fundo, R$ 130 bilhões são fruto de destinações de estados e Municípios. A União complementa com apenas 10% desse valor, o que é muito pouco. Então, esse é um dinheiro de vocês, não pensem que ele cai do céu”, enfatizou.

Além do investimento desproporcional do governo, outro problema relativo ao Fundeb é a forma de distribuição dos recursos. Como relatou Stranz, o rateio acontece de maneira heterogênea.

“O retorno do montante colocado no fundo se dá pelo número de matrículas que se tem. Acontece que as pequenas cidades têm poucas matrículas e recebem poucos recursos. Mais de três mil cidades no país colocam mais dinheiro no Fundeb do que recebem”, apontou o consultor.

Ainda dentro da área de Educação, Stranz trouxe à tona a questão do piso do magistério. Segundo ele, a Lei 11.738/2008 impõe gastos elevados nas folhas de pagamento municipais, já infladas pelo número de servidores.

Mais entraves
Também agrava o quadro das prefeituras a Emenda Constitucional (EC) 95/2016. A matéria congela, por 20 anos, as despesas públicas como forma de contenção de equilibrar as contas federais. Porém, a CNM vê a medida com receio. “Isso quer dizer que não tem dinheiro novo para os Municípios pelas próximas duas décadas. E vocês vão sentir isso muito forte já a partir do ano que vem”, adiantou

Dentre as principais consequências da EC estão menores investimentos em áreas como Educação, Assistência Social e Saúde, essenciais para a comunidade. Stranz falou ainda a respeito dos programas federais, tidos como o grande calo dos Municípios. O subfinanciamento contribui para afundar de vez as cidades na crise

Mesmo diante de tantos problemas, o consultor garantiu aos participantes que ainda existe luz no fim do túnel. As alternativas para uma boa gestão irão fazer parte de um novo painel do Diálogo Municipalista, que continua sua programação no período da tarde

Portal CNM /PH

Prefeitos, compreendem fatores, Desencadearam colapso, Diálogo Municipalista,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens