Para debater a crise, prefeitos piauienses promovem encontro com deputados
Brasil - Eventos - Orientação / Crise Financeira
Foto: Divulgação
Com vídeo produzido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), prefeitos do Piauí iniciaram reunião com a bancada do Estado nesta segunda-feira, 23 de outubro. O encontro promovido pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), em atendimento a orientação da CNM, conta com a participação de 200 gestores municipais e quatro deputados federais. O objetivo é debater a crise financeira das Prefeituras.
De forma didática, o vídeo da Confederação explica os principais motivos que levaram ao cenário tão grave de crise. Com destaque para o subfinanciamento dos programas federais, a baixa arrecadação nacional, a municipalização dos serviços públicos e a necessidade de pessoal para prestação desses serviços básicos, somado ao elevado índice de desempregados.
O presidente da APPM, Gil Carlos, destacou a necessidade de participação mais efetiva dos Municípios nas mobilizações lideradas pela Confederação e pelas federações e associações estaduais, em Brasília. Ele mencionou, inclusive, o pedido de Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) protocolado pela CNM na presidência, que não obteve resposta contundente.
Reivindicação
Para Gil Carlos, a mobilização dos gestores locais e o apoio dos parlamentares será fundamental para garantir o repasse de verba emergencial ainda este ano. Além do AFM, outras reivindicações da pauta municipalista prioritária ganharam espaço no encontro. “Atualmente, nós temos um modelo concentrador, onde 60% desses recursos ficam na União, e somente 18% são destinados aos Municípios, que é onde as ações, os programas e as obras são executadas”, afirma o líder estadual.
De acordo com o presidente APPM, é preciso rever esse modelo, visto que os Municípios de todo o país estão em grande dificuldade de pagar o custo fixo, os salários e as despesas básicas das Prefeituras. Durante o evento, foi apresentada uma carta que será protocolada na Presidência da República, com a assinatura dos prefeitos e dos parlamentares, solicitando a liberação do apoio financeiro emergencial.
Presentes
Além dos deputados Júlio Cesar (DEM), Marcelo Castro (PMDB), Assis Carvalho (PT) e Paes Landim (PTB), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PI), Olavo Rebelo, também participou do encontro com os prefeitos.
Portal CNM /PH
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito