Domingo 16/11/2025 19:23

Desafio do estado: manter o desenvolvimento e vencer a crise política geral

Estado - Economia - Recuperação das Atividades

Distribuir oportunidades traria mais segurança, repartição de renda e propiciaria crescimento mais igualitário. 

Os indicadores de empregos em Mato Grosso do Sul sinalizam possíveis melhorias, mas seria prematuro antecipar qualquer comemoração.

O Estado fechou o mês passado ainda com saldo de 466 postos de trabalho extintos, resultado que preocupa, mas ameniza a catástrofe de julho, quando 1,8 mil vagas foram fechadas. Há, ainda, um prejuízo abissal a ser superado, considerando que o País conta com 13 milhões de desempregados.

Desafio que se torna ainda mais preocupante diante da crise política, resultado dos sucessivos escândalos de corrupção e das revelações decepcionantes sobre crimes cometidos para desviar dinheiro público. O crescimento dependerá da iniciativa privada, que também se ampara na credibilidade do governo para alçar a retomada de confiança e assegurar investimentos. É preciso obter garantias mais contundentes de que a possibilidade de alcançar a solidez não será evanescente, ao ser desconstruída por irresponsabilidade política. 

Último relatório do Banco Central indica sinais compatíveis com a recuperação gradual da atividade econômica, ao contemplar na análise a trajetória dos principais indicadores financeiros. Corrobora-se, assim, a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), incluindo a revisão feita pelo IBGE de 0,5% para 0,7%. Essa perspectiva é ainda mais animadora em Mato Grosso do Sul, onde se estima crescimento real de 2,4% para este ano.

O agronegócio tem sido o peso predominante nessa balança e o resultado animador provém justamente da safra recorde de grãos. O campo também foi, em anos anteriores, responsável por segurar dados positivos no mercado de trabalho. Mas, no mês passado, acabou fechando em baixa, com 600 postos de trabalho extintos. Consequência da entressafra, com a lacuna da colheita do milho safrinha até início do plantio da próxima safra de soja, para o qual o preparo da terra já foi iniciado, mas aguarda-se a chegada da chuva. 

Obviamente, fatores sazonais influenciam no mercado de trabalho. As construções de grandes fábricas em Três Lagoas impulsionaram as vagas de trabalho naquela cidade, que, em meio à recessão econômica nacional, foi recordista de empregos. Recentemente, o término de algumas obras e a suspensão de outras “pesaram” na redução de contratações na construção civil no País.  No entanto, estratégias foram usadas para tentar garantir ânimo ao mercado, a exemplo da liberação dos saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O poder público ainda precisa ampliar seu trabalho de estímulo ao empreendedorismo e organização para novas ações baseadas no potencial econômico de cada região, avaliando aquelas que ainda não são mais bem aproveitadas. 

Em momento de crise, é preciso tirar lições das falhas que contribuíram para os problemas econômicos. Obviamente, a correção exigiria o combate e rigor contra a corrupção, algo que ainda custamos a acreditar. Mas também demonstra que a força econômica não pode ser concentrada nos grandes investidores, como ocorreu com a JBS, com forte apoio dos governos. Distribuir oportunidades traria mais segurança, repartição de renda e propiciaria crescimento mais igualitário à sociedade. Os desafios ainda são enormes. 

Correio do Estado

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens