Em café da manhã, deputados do DEM debatem pauta prioritária com CNM e Frente Parlamentar
Brasil - Ação Legislativa - Frente Parlamentar
Foto: Divulgação
A liderança do partido Democratas (DEM) na Câmara dos Deputados recebeu a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios para debater a pauta prioritária. Em café da manhã, o líder do partido, deputado Efrain Filho (DEM-PB), indicou três parlamentares para compor comissões especiais que tratam de pautas de interesse municipal.
Também participaram da reunião o vice-presidente da CNM, Glademir Aroldi, e o coordenador da Frente, o deputado Herculano Passos (PSB-SP). Eles apresentaram aos deputados presentes a pauta e reforçaram a necessidade do apoio do partido no avanço das matérias do movimento municipalista.
Dentre as pautas destacas estão: consórcios públicos; encargo vinculado; precatórios; resíduos sólidos; e legitimação de entidades nacionais de representação municipal para propor Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC).
O vice-presidente da CNM reforçou que “90% dos Municípios brasileiros só vão resolver a questão dos lixões com os consórcios”. Aroldi explicou que, hoje, Municípios consorciados que estão com problemas no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) impedem que o próprio consórcio público envolvido e os outros Municípios também celebrem convênios com a União.
Consórcios Cauc
A CNM destaca que a atenção se volta para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que pode votar hoje o Projeto de Lei do Senado (PLS) 2.542/2015, que trata do assunto. A CNM é favorável à proposição, já que ela objetiva explicitar a regra de que as exigências de regularidade fiscal, previdenciária e outras devem recair sobre o próprio consórcio, sem impô-las aos Estados e Municípios que o constituem.
O líder do DEM na Câmara destacou que “esse é um tema que tem sido muito solicitado e os consórcios são uma alternativa e, por isso, precisam funcionar”.
Encargo vinculado
Ao se discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015 – que proíbe a imposição e a transferência de qualquer encargo financeiro para os Municípios sem indicação de receita e a criação de despesa que não conste na lei orçamentaria –, Herculano Passos lembrou que “o governo só fica criando, criando e criando programas, e os Municípios que têm de arcar com tudo”.
Outra pauta importante e que foi lembrada na reunião é a Proposta de Emenda à Constituição 253/2016, que legitima entidades de representação de Municípios, de âmbito nacional, de propor ADI e ADC no Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, a proposta está apensada a PEC 469/2010, sobre tema similar, que já possui autorização para instalação de comissão especial.
O líder do DEM indicou parlamentares do partido para compor a comissão especial que tratam tanto da PEC do encargo vinculado quanto para a PEC legitimação da CNM para propor ADI e ADC.
Precatórios
Outra pauta apresentada pela CNM e a Frente aos parlamentares foi a PEC 212/2012, que propõe um novo regime para o pagamento de precatórios e tramita em Comissão Especial na Câmara dos Deputados.
Estiveram no café da manhã os parlamentares: Abel Mesquita JR (DEM–RR); Carlos Melles (DEM-MG); Hélio Leite (DEM-BA); Missionário José Olímpio (DEM-SP); Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Além dos parlamentares do DEM, o vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Ramalho (PMDB-RJ) também passou pelo café da manhã.
Portal CNM /PH
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito