Sábado 11/10/2025 08:14

Mato Grosso do Sul registra queda de 6,1% nos abates

Estado - Agropecuária - Comparação

Ao todo, 15 estados tiveram redução.

Foto: De abril a junho, foram abatidos 825,4 mil animais em MS (Arquivo/Correio do Estado)

Mato Grosso do Sul registrou queda de 6,1% no abate de bovinos no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, recuando de 879,41 mil para 825,43 mil animais abatidos.

As informações são da Pesquisa Trimestral de Abates, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, 15 estados tiveram redução em abates no período, contribuindo para pressionar o resultado nacional.

No segundo trimestre de 2017, foram abatidos no País 7,42 milhões de cabeças de bovinos, quantidade 0,3% maior que a registrada no trimestre imediatamente anterior e 3,1% menor que a do 2º trimestre de 2016. 

De acordo com o IBGE, as quedas mais intensas ocorreram em Mato Grosso (-81,95 mil cabeças), Rondônia (-56,52 mil cabeças), Mato Grosso do Sul (-53,98 mil cabeças), Pará (-43,48 mil cabeças) e Maranhão (-17,81 mil cabeças).

Já os maiores aumentos foram no Rio Grande do Sul (23,71 mil cabeças), Paraná (22,92 mil cabeças), Minas Gerais (17,13 mil cabeças), Rio de Janeiro (8,76 mil cabeças) e Santa Catarina (6,78 mil cabeças). Mato Grosso continua liderando o abate de bovinos, com 14,5% da participação nacional (1,15 milhão de abates), seguido por Mato Grosso do Sul (11,1%) e Goiás (10,6%, ou 784,35 mil abates).

OUTROS ABATES

Em contrapartida, os abates de suínos em Mato Grosso do Sul tiveram crescimento de 5,6% no segundo trimestre deste ano, passando de 367,28 mil para 386,75 mil animais, apontou o IBGE, contribuindo para impulsionar as estatísticas nacionais.

Conforme a pesquisa trimestral, foram abatidos 10,62 milhões de cabeças de suínos no País, o melhor resultado para este período do ano desde 1997, quando foi iniciado o levantamento. O número corresponde a um aumento de 1,3% em relação ao primeiro trimestre do ano e de 0,2% na comparação com o 2º trimestre de 2016.

Em se tratando dos abates de aves, o Estado apresentou crescimento de 0,8% no período, com 371,07 mil animais a mais abatidos no segundo trimestre deste ano em relação a 2016. De acordo com o levantamento, foram 42,57 milhões de cabeças abatidas neste ano no Brasil, diante do mesmo período do ano passado (42,25 milhões). 

No País, os resultados foram inversos: o abate de frangos recuou no trimestre e no ano. No 2º trimestre de 2017, foi abatido 1,43 bilhão de cabeças de frangos, número que representa queda de 4% em relação ao trimestre imediatamente anterior e de 4,5% na comparação com o mesmo período de 2016, em decorrência de quedas na produção em 13 das 24 unidades da Federação analisadas. 

LEITE

Quanto à aquisição de leite, Mato Grosso do Sul apresentou queda em desempenho no segundo trimestre de 2017, no comparativo com o mesmo período do ano passado. O volume do produto foi 28,5% menor que o de 2016 (36,84 milhões), alcançando 26,33 milhões de litros. 

Conforme os dados nacionais, no 2º trimestre de 2017, a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária foi de 5,64 bilhões de litros.

Esse volume foi 3,7% menor que o registrado no trimestre imediatamente anterior e 8% maior que o alcançado no mesmo trimestre em 2016.

COURO

De acordo com a Pesquisa Trimestral do Couro do IBGE, a quantidade de peças inteiras de couro cru adquiridas pelos curtumes do Estado teve redução de 11,7% e saiu de 1,14 milhão, no segundo trimestre de 2016, para 1 milhão de unidades no mesmo período deste ano. 

No País, os estabelecimentos indagados pelo estudo declararam ter recebido 8,23 milhões de peças inteiras de couro cru de bovino, no segundo trimestre deste ano. Essa quantidade foi 1,2% menor que a registrada no trimestre imediatamente anterior e 4,8% menor que a registrada no 2º trimestre de 2016.

Correio do Estado

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens