Quarta-Feira 15/10/2025 02:17

Ações de prevenção a Influenza Aviária são contínuas em MS

Saúde - Avimasul

Foto: Divulgação/Portal do MS

Como forma de prevenir a influenza aviária em Mato Grosso do Sul, doença que tem trazido grande preocupação tanto para a saúde publica quanto para a economia em todo o mundo, uma série de treinamentos tem sido ministrados pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), seguindo um cronograma proposto ainda no inicio do ano, quando equipes do Governo do Estado, da Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul (Avimasul), Governo Federal, por intermédio da Superintendência Federal da Agricultura de Mato Grosso do Sul (SFA), membros da indústria frigorífica, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e outras instituições ligadas ao setor se uniram para traçar um plano que garantiria vigilância permanente com relação a enfermidade que já teve casos identificados no Chile e mais recentemente nas Filipinas.

Há época, a Coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola da Iagro, a médica veterinária Janine Ferra Vieira de Almeida, sugeriu um mutirão da equipe técnica, no intuito de agilizar os processos de registro de aviários ainda não cadastrados na Agência, além de palestras nos principais polos produtivos de avicultura.

Estas ações foram colocadas em prática conjuntamente com as novas regras de adequação dos aviários editadas pelo Ministério da Agricultura, e que definiram em julho um programa de gestão de risco diferenciado para estabelecimentos, incluindo a exigência de registro junto a Iagro. No mesmo mês, a empresa Seara Alimentos S/A, de Sidrolândia, recebeu da Iagro curso para 72 funcionários e produtores da integradora dos núcleos da região, sobre Influenza Aviária e Biossegurança. Também participaram do encontro a equipe corporativa da empresa, veterinários responsáveis técnicos e técnicos agrícolas que acompanham o manejo nas propriedades.

No final do mês de agosto, o corpo de profissionais das empresas BRF e JBS, além dos fiscais das unidades locais da regional dos municípios de Dourados e Naviraí, receberam treinamento ministrado pelo fiscal estadual agropecuário Frederico Bittencourt Fernandes Maia, na Unidade Regional de Dourados, contando com o apoio do regional Antônio Éder de Stefano. Na oportunidade Janine Ferra e a colega Tatiana Ichioka participaram do evento que reuniu mais de 35 profissionais.No inicio deste mês, produtores ligados a essas duas empresas receberam treinamento sobre a influenza aviária, biosseguridade e registro de estabelecimento avícola de corte comercial. O treinamento que atende 30 produtores por vez, deve ser estendido à todos os integrantes da regional de Dourados. A previsão é de que, ainda este ano, dezenas de treinamentos sejam ofertados aos produtores do setor da avicultura e aos profissionais da empresas integradoras.

Pensando em realizar um trabalho cada vez mais efetivo, a Iagro realizará de 16 a 20 de outubro próximo um Workshop em Sanidade Avícola, voltado aos fiscais agropecuários do Estado. No último dia acontecerá o encontro de coordenadores do PNSA de todo o País, no auditório do Crea/MS, em Campo Grande. A programação completa do evento, bem como o link para inscrições devem ser divulgados nos próximos dias.

PNSA

Mesmo sendo o Brasil o único país dentre os maiores produtores avícolas do mundo que nunca registrou Influenza Aviária em seu território, Mato Grosso do Sul aderiu ao Programa Nacional de Prevenção a Influenza Aviária e Controle e Prevenção da Doença de Newcastle em 2007, quando começou a fazer parte do Programa Nacional de Sanidade Avícola. Desde então, tem atuado intensivamente na prevenção da enfermidade com trabalho permanente das equipes de campo,  que durante as vistorias avaliam não só as condições de higiene do local, como as condições sanitárias e comportamentais das aves.

Atualmente, o Estado possui rebanho estimado em 165,3 milhões de cabeças de frango, ocupando a 8ª colocação nacional em número de abates. Em 2016, foram produzidas 401,7 mil toneladas de carne, conforme informações do SIF – Serviço de Inspeção Federal. Os municípios com maior rebanho são: Sidrolândia, Dourados, Terenos e Itaquiraí.

Portal do MS /PH

Ações de prevenção, Influenza Aviária, Saúde,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens