Quinta-Feira 03/07/2025 09:57

Iagro registra 140 casos de raiva bovina em Mato Grosso do Sul

Estado - Pecuária - Sanidade Animal

O caso mais recente ocorreu na região de Amambai, com 35 mortes.

Foto: Desde janeiro já foram registrados 24 focos da doença no Estado. (Divulgação)

Após focos registrados na região de Amambai, subiu para 140 o número de casos de raiva bovina registrados em Mato Grosso do Sul neste ano. De acordo com o médico veterinário Fábio Shiroma, coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos herbívoros, da Iagro, do começo do ano até o momento, foram registrados 24 focos da doença no Estado.

O caso mais recente ocorreu na região de Amambai, onde, no início de agosto, foram confirmadas 35 mortes de bovinos em decorrência da doença. Hoje, o número de animais infectados subiu para 50. “Esse aumento se deve ao período em que a doença fica encubada. A raiva bovina demora até 50 dias para apresentar os sintomas. Então, em alguns casos, os animais foram vacinados, mas já estavam infectados e morreram depois da nossa ação”, completou.

Ao todo, a Iagro registrou sete focos da doença em regiões próximas do rio Amambai, sendo três no município de Amambai, dois em Aral Moreira e dois em Coronel Sapucaia.  Nas últimas três semanas, explicou Shiroma, foram visitadas 98 propriedades rurais naquela região para trabalho de orientação e prevenção à doença. “Priorizamos a região em que foram encontrados focos da doença. Depois, fomos para propriedades vizinhas para trabalho de prevenção”, completou. 

O processo de prevenção é dividido em duas frentes: a vacinação, feita pelo produtor rural, e a captura do morcego que transmite a doença. Conforme o coordenador da Iagro, até a semana passada, já haviam sido comercializadas 24 mil doses da vacina antirrábica em comércios especializados da região. “A situação na região já está controlada”.

Ao todo, técnicos da Iagro encontraram 21 abrigos de morcegos  hematófagos, principais transmissores da doença; 108 animais capturados.  “Esse trabalho de captura de morcegos é constante. Por exemplo, entre os meses de julho e agosto, foram apreendidos 225 morcegos na região de Naviraí. Trata-se de um serviço preventivo, por meio de análise de risco. Lógico que, quando há focos da doença, é intensificado”, completou.

A ação de prevenção e também vacina dos animais conta também com a parceria com Sindicatos Rurais da região.  A raiva dos herbívoros (bovídeos, equídeos, ovinos e caprinos) tem como principal transmissor o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus. Em casos de suspeitas da doença, a Iagro deve ser notificada.

BOTULISMO
Antes do caso na região de Amambai, a Iagro havia registrado caso de botulismo que resultou na morte de cerca de 1,1 mil cabeças de gado em uma única propriedade rural, situada no município de Ribas do Rio Pardo.  A doença foi confirmada por exames laboratoriais e foi apontada problemas no armazenamento da ração como causa. Segundo Shiroma, o caso foi acompanhado e não há riscos de proliferação. “Foi um caso isolado”. 

Correio do Estado

Iagro, Raiva Bovina,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,422
Euro 6,377
Franco suíço 6,813
Yuan 0,757
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens