Segunda-Feira 09/06/2025 09:15

Justiça libera sócio e funcionário de empresa suspeita, mas proíbe contato com Detran-MS

Estado - Ações Judiciais - Operação Antivírus

Dono de empresa não chegou a passar a noite da prisão.

Foto: Cleber Gellio/MidiaMax

Jonas Schimidt das Neves e Claudinei Rômulo, sócio e secretário da Digitho Brasil respectivamente, conseguiram habeas corpus revogando prisão preventiva decretada nessa terça-feira (28) devido a Operação Antivírus. A decisão foi do desembargador Joao Maria Lós e foi proferida por volta das 23h30. De acordo com advogado Ronaldo Franco, Jonas já está em liberdade e Claudinei deve ser solto ainda na manhã desta quarta-feira (30).

“Houve um contratempo, mas foi um único habeas corpus valendo para os dois”, explicou. Embora tenha conseguido liberdade, os dois devem comparecer periodicamente em juiz e nas condições fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades.

“Ratifica-se que além do fato de que a investigação em que se fundam os autos terem se iniciado em 2014 e deste período até o atual momento não há qualquer prova concreta de crime, possuírem os impetrantes residência fixa nesta cidade e não produzirem qualquer ameaça de perigo à sociedade, resta desnecessária e desproporcional a custódia cautelar”, justifica o desembargador.

Estão proibidos de acessar ou frequentar às dependências do Detran-MS, bem como manter contato com os funcionários daquele órgão. “Desnecessário uso de tornozeleira porque não há indício de fuga dos pacientes. Comunique-se com urgência, solicitando à autoridade coatora informações, encaminhando-lhe cópia da decisão”, diz a decisão.

A Operação Antivírus tem como alvo desarticular suposto esquema que envolvia contratos entre o departamento e empresas de informática. Ao todo, foram nove mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária e 29 de busca e apreensão.

Investigação

Conforme relata a defesa no pedido de liberdade, o MPE-MS (Ministério Público Estadual) sustentou solicitação de prisão temporária dos dois alegando Jonas Schimidt recebeu valores da empresa que é sócio, repassou dinheiro ao ex-deputado estadual Ary Rigo, que também está preso.

Além disso, que a Digitho tem contratos suspeitos com o governo do Estado. Sobre Claudinei, o órgão diz ser funcionário de Jonas e a serviço dele realiza serviços bancários, entrega de documentos e valores a outras pessoas. Aponta que o prédio da empresa já sediou o escritório político Ary e que as gráficas Jafar e Alvorada também repassaram ao sócio.

Contudo, a defesa conseguiu liberação da dupla, sob alegação de que o procedimento criminal é de 2015 e por si já demonstra que não há urgência, “sendo a medida cautelar sem qualquer fundamento, baseada em indícios que sequer existem provas da autoria de crimes que supostamente tenham praticado”.

Midiamax

Justiça, Liberdade, Empresa Suspeita, Detran

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens