Sexta-Feira 17/10/2025 01:16

Reportagem mostra ações do DOF na região de fronteira

Geral - Tráfico de drogas na fronteira

Foto: Divulgação 

A Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo e a Folha de São Paulo publicaram reportagens do jornalista Matias Maxx sobre o tráfico de drogas na fronteira do Brasil com o Paraguai. Durante quinze dias o repórter acompanhou as atividades do plantio ao escoamento da produção, da cannabis sativa, para o interior do Brasil. A matéria jornalística traz estatísticas do uso de entorpecentes pelos brasileiros publicados no II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo.

A reportagem destaca a miséria e a exploração dos trabalhadores nas roças paraguaias, com uma área estimada de 6 a 7 mil hectares. A corrupção de policiais paraguaios é apontada como um dos fatores que facilitam o escoamento da droga. A atuação profissional e ética do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) na fiscalização da área de fronteira foi apontada, pela reportagem, como eficiente resultado de uma polícia especializada que não interage com o crime organizado.

Segundo o depoimento de um dos entrevistados por Maxx, a polícia brasileira não é muito diferente, "com exceção do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), órgão da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, a única que realmente assusta os traficantes".

O DOF é reconhecido em âmbito nacional e internacional como exemplo de polícia especializada no enfrentamento aos crimes transfronteiriços servindo de modelo para a formação de policiamento semelhante em outros Estados, como o Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), no Mato Grosso. O DOF ministra instruções técnicas e operacionais para agentes das forças de segurança pública para a atuação na área de fronteira, como a oficiais e praças do Exército Brasileiro e agentes da Polícia Rodoviária Federal.

O Curso de Especialização em Policiamento de Fronteira (CEPFRON) é um exemplo de sucesso na formação policial para atuação nesta modalidade de policiamento. Em 2016 realizou-se a 6ª edição com a formação de agentes de segurança pública de outros estados brasileiros, como Mato Grosso, Tocantins e Goiás.

As apreensões do DOF demonstram a excelência no policiamento de fronteira. Em 2017, no período de janeiro a agosto foram apreendidas mais de 80 toneladas de maconha. Se comparado com o ano todo de 2016, são 20 toneladas a mais. Um recorde de apreensão anual em 30 anos de existência do DOF, com uma estimativa em torno de 100 toneladas apreendidas até o final de 2017.

De janeiro a agosto deste ano, as apreensões de cigarros somam mais de 300 mil pacotes; 25 armas de fogo; mais de 102 mil dólares em produtos eletrônicos apreendidos por Contrabando e Descaminho; 46 Mandados de Prisão cumpridos; e, 121 veículos recuperados envolvidos nos crimes de Roubos e Furtos.

As ações educativa de Prevenção às Drogas e à Violência também fazem parte da rotina do DOF. Em 2017, escolas e entidades da sociedade civil organizada, em vários municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, foram atendidas com um público total de 1.783 pessoas. Os pedidos de palestras são recebidos pelo DOF através do e-mail.

Dourados News /PH

Reportagem, Mostra ações do DOF, Região de fronteira,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens