Segunda-Feira 13/10/2025 16:52

Estudos sobre a Rota Bioceânica serão realizados pelo Crie-MS

Estado - Geral - Integração de Pesquisas

Foto: Divulgação

Uma das primeiras ações do Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul (Crie-MS) é a integração de pesquisas sobre o impacto da Rota Bioceânica que liga Mato Grosso do Sul ao Oceano Pacífico.

No fim de 2016, quando a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foi apresentada como coordenadora da Rede Universitária Bioceânica, as demais Instituições de Ensino Superior de MS foram convidadas a integrar a Rede e cooperar com as pesquisas. Entre os assuntos pesquisados estão o impacto ambiental e econômico da Rota no Brasil, no trajeto entre Campo Grande e Porto Murtinho.

Para o Reitor da UEMS, e presidente do Crie-MS, professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa, a instituição do Conselho, que aconteceu na última segunda-feira (21.8), na Assembleia Legislativa, reforça o trabalho conjunto das Instituições de Ensino Superior. “A primeira ação conjunta das Universidades são os estudos da Rota de Integração Latino Americana (RILA), que ocorrem junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Esse já é o nosso primeiro projeto de internacionalização”, comentou o reitor da UEMS.

 

Segundo o professor Roberto Paixão, um dos representantes da UEMS na Rede Universitária Bioceânica, os estudos estão avançados e contam com a participação de pesquisadores das Universidades que compõem o Crie-MS. “As Universidades que compõem o Crie-MS estão inseridas na Rede Universitária Bioceânica, reunindo professores de diversas áreas para auxiliar o Dnit na instalação da ponte sobre o Rio Paraguai. Hoje esse grupo está realizando estudos preliminares, em seguida serão realizados dos estudos de instalação e operação da ponte”, explicou o Roberto Paixão.

CRIE- MS

O Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul (Crie-MS) é formado pelo professor Fábio Edir dos Santos Costa, reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), professor Marcelo Turine, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professora Leocádia Aglaé Petry Leme, reitora da Universidade Anhanguera/Uniderp, padre Ricardo Carlos, reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), professora Liane Maria Calarge, reitora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Luiz Simão Staszczak, reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

As Universidades que formam o Crie-MS são responsáveis pela formação de mais de 13 mil pessoas por ano, em MS. Segundo dados do Censo 2015/16, as universidades reúnem mais de 100 mil pessoas, entre acadêmicos, professores, técnicos e funcionários. Todas essas pessoas envolvidas representam o segundo maior PIB de Mato Grosso do Sul, perdendo apenas de Campo Grande. As ações do Crie-MS serão em torno de seus eixos de atuação com as seguintes temáticas: 1. Ciências, tecnologia e inovação; 2. Turismo e cultura; 3. Internacionalização e mobilidade e 4. Excelência em educação.

Expedição da Rota Bioceânica

No próximo dia 25 de agosto, uma caravana com autoridades, pesquisadores e empresários brasileiros sai de Campo Grande para percorrer a Rota Bioceânica passando pela Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile.

Além de pesquisadores da UEMS, estarão presentes representantes da Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logistica de MS (Setlog), do Dnit, Sebrae-MS e o ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro.

A caravana deve percorrer as cidades brasileiras de Campo Grande e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, as localidades paraguaias de Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, as cidades argentinas de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta, e a localidade de Mejillones, em Iquique, no Chile.

Portal MS

Estudos, Rota Bioceânica, UEMS

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens