Terça-Feira 02/09/2025 12:30

Por que Hollywood insiste no blockbuster mesmo após fiascos

Mundo - Negócios - Mercados

Estúdios apostam em menos filmes cada vez mais caros – e decepções como “Cavaleiro Solitário” e “Depois da Terra" não devem mudar isso

“Haverá uma implosão quando três ou quatro ou talvez até seis filmes de alto orçamento se espatifarem, e isso vai mudar o paradigma”. A previsão foi feita por Steven Spielberg na abertura de um novo centro de mídia na Universidade da Califórnia do Sul. Desde que ele fez a declaração, no meio de junho, quatro produções caras estrearam com resultados fracos nas bilheterias americanas – e Hollywood continua de pé. Mas a questão permanece: o blockbuster deixou de ser um bom negócio?

Para começo de conversa, ainda não dá para saber o tamanho do rombo que decepções da temporada como “O Ataque” e “Turbo” vão deixar, já que os números dos Estados Unidos são cada vez menos relevantes para o resultado final. O mercado americano responde hoje por apenas 30% da arrecadação, enquanto o restante vem das salas de cinema ao redor do mundo – há 15 anos atrás, a proporção era exatamente inversa.

Os estúdios também mudaram: atualmente, eles são apenas uma parte (pequena) de grandes conglomerados de mídia. Geram novas marcas e abastecem canais e parques de novo conteúdo, mas não são a peça chave para o resultado financeiro. Não é por acaso que o valor das ações da Disney permaneceu inabalado após fracassos da magnitude de “John Carter” e “Cavaleiro Solitário”: o estúdio respondeu por apenas 7% da receita operacional total da empresa no último ano fiscal.

Estratégia

Mais do que lucrar na margem com projetos individuais, a luta de Hollywood é para permanecer relevante em um mundo saturado de opções de entretenimento. Após a crise de 2008, houve uma opção, assim como em outros setores da economia, pela fuga do risco. Isso significou foco total em franquias em detrimento de novos projetos, e em menos filmes com maior potencial.

Para o fundador e diretor-geral da distribuidora Downtown filmes, Bruno Wainer, só uma sucessão de safras negativas poderia causar uma guinada no modelo: “O que deu errado nessa temporada foram justamente as tentativas de lançar novas franquias, e o planejamento dos próximos anos já está feito. Fazer um downsizing do tamanho dos filmes significaria fazer um downsizing dos jatinhos, dos bônus executivos, de toda a estrutura.”

Todo o modelo está baseado nessa lógica. A MPAA (Motion Pictures Association of America) já não divulga o custo médio das produções desde 2009, mas os últimos dados, de 2007, apontavam um custo médio de 106 milhões de dólares em produção e marketing para um filme de estúdio.

“Quem fura o bloqueio é o blockbuster. É ele que mantém a chama acesa do cinema como espetáculo. É quase como o lançamento de um smartphone da Apple: tem a urgência de tirar você dentro de casa, faz você ficar na fila na chuva. Se Hollywood for fazer filme médio, vai concorrer com todo mundo”, diz Paulo Sérgio Almeida, diretor da Filme B, portal especializado no mercado de cinema.

 

Os estúdios sabem que basta um fenômeno como “Os Vingadores” (1,5 bilhão e meio de dólares bilheteria global) para justificar o gasto em mais um punhado de produções do tipo. “Você compra dez cavalos de corrida, mas só um vai ser craque. Não se pode economizar tostões para dominar o mundo”, completa Paulo.

Perspectivas

2012 foi o melhor ano da história na arrecadação do cinema americano, com 10,836 bilhões de dólares, apesar do pico de ingressos vendidos ter sido o de 1,572 milhão em 2002. A explicação para isso está no fenômeno 3D – uma experiência impossível de reproduzir em casa e que justifica a venda de ingressos mais caros.

Isso não significa que os diretores estejam satisfeitos com o modelo atual. No último Festival Internacional de Cinema de São Francisco, em abril, o diretor Steven Soderbergh comparou Hollywood a “Detroit antes do resgate” e disse que “um roedor pode ser mais inteligente do que um estúdio na hora de escolher um projeto“. Seu último filme, uma biografia do cantor Liberace estrelada por Michael Douglas e Matt Damon, foi lançado diretamente na televisão – que está atraindo talentos consagrados e se tornando um celeiro de projetos mais autorais.

Falando no mesmo evento de Spielberg, George Lucas disse acreditar que o cinema caminha para um modelo mais próximo da Broadway, com foco em alguns grandes projetos que ficam em cartaz por muito tempo em salas maiores com preços mais caros. A Paramount experimentou algo nesse sentido ao oferecer um mega-ingresso de 50 dólares para exibições prévias de “Guerra Mundial Z”, que incluíam pipoca, pôster e outros mimos.

 

Spielberg foi um dos responsáveis pelo florescimento do filme-espetáculo nos anos 1980, mas seus projetos mudaram muito desde então. O cinema está em uma encruzilhada, mas não espere pela estreia da implosão de Hollywood já no próximo verão.

Portal Exame / M.V

Negócios, Mercados, Filmes, Cinema, Fracasso, Estúdios, Hollywood

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens