Promessa de juros menores, Cadastro Positivo começou a funcionar ontem
Brasil - Economia - Empréstimos Pessoais
Promessa de juros menores e maior oferta de crédito, começou a funcionar nesta quinta-feira (1) o Cadastro Positivo.
Também conhecido como cadastro de bons pagadores, o Cadastro Positivo nada mais é do que um banco de dados, geridos por empresas especializadas, que contém informações acerca do histórico de pagamentos de cada indivíduo ou empresa, como sobre empréstimos pessoais, financiamentos e crediários. Além de dados sobre o pagamento de contas de consumo (água, luz, gás e telefone fixo).
Com a operação do Cadastro Positivo, a expectativa é de que o processo de avaliação e concessão de crediários e de linhas de financiamentos seja desburocratizado, podendo incidir em redução das taxas de juros e flexibilização dos prazos de pagamento.
“Com o cadastro positivo vamos aperfeiçoar o modelo de concessão de crédito. Será um sistema mais preciso para o lojista, mais assimétrico para o mercado e mais justo para o consumidor (...) No modelo anterior, o bom pagador ficava anônimo porque o sistema se limitava ao arquivamento de informações sobre a inadimplência. Nessa nova fase, o consumidor poderá ter no seu cadastro o histórico de pagamentos de todos os negócios realizados a partir de sua adesão”, analisa o superintendente do Serviço de Proteção ao Crédito, Nival Martins.
Falta de privacidade
A adesão ao cadastro positivo é facultativa. Quem quiser integrá-lo pode fazer o download do formulário no site do SPC (https://www.spcbrasil.org.br/consumidor/cadastro-positivo), preenchê-lo e entregá-lo em qualquer posto de atendimento do SPC ou enviar pelo correio.
Vale lembrar que a autorização poderá ser geral ou restrita. A diferença é que ao permitir a consulta de forma geral, toda loja que comprovar que o consumidor fez, por exemplo, uma pesquisa de preços terá acesso aos dados do cliente. No outro caso, apenas o estabelecimento específico que ele autorizou poderá fazer a consulta.
A Proteste - Associação de Consumidores acredita que a privacidade do consumidor será invadida, pois as informações estarão disponíveis para várias empresas. Assim, a entidade recomenda avaliar bem antes de aceitar fazer parte do cadastro.
Além disso, lembra a Associação, a concessão de crédito não poderá ser vinculada a adesão ao cadastro, sendo que o consumidor não pode ser pressionado a aderir para obter o crédito.
InfoMoney/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito