Terça-Feira 02/09/2025 13:51

Senar vai levar assistência técnica a produtores de todo o Brasil

Brasil - Cooperação Técnica - Formação Profissional

Os superintendentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) estão reunidos na sede do Sistema CNA/Senar em Brasília até amanhã (31), para um encontro de alinhamento dos projetos que já estão em andamento e para a apresentação dos novos programas que a entidade pretende desenvolver nos próximos anos.

O Senar atua nos 27 estados brasileiros e no Distrito Federal oferecendo ações de formação profissional rural e de promoção social. Ao todo, um milhão de pessoas do meio rural são atendidas gratuitamente, por ano.

O destaque do primeiro dia da programação foi a apresentação sobre o Sistema de Assistência Técnica com Meritocracia, realizada pelo secretário executivo do Senar, Daniel Klüppel Carrara. Segundo ele, o projeto pretende reestabelecer o trabalho da assistência técnica no país e auxiliar, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E que não têm acesso às novas tecnologias.

De acordo com o Censo Agropecuário de 2006 – realizado pelo IBGE –, dos 5,1 milhões de estabelecimentos rurais do Brasil, apenas 9,3% receberam assistência técnica e extensão rural regularmente. “Sem assistência técnica a gente não chega no produtor rural.

Vamos capacitar o produtor para ele ser empreendedor, buscar eficiência e aumento da produtividade e renda. Outro desafio será formar técnicos para combater o apagão de mão de obra que enfrentamos no Brasil ”, declara o secretário executivo do Senar.

Antes de implantar o programa, o Senar vai traçar um perfil tecnológico dos produtores. A extensão rural será voltada para grupos de produtores selecionados e o trabalho desenvolvido por metas.

A remuneração da equipe técnica seguirá critérios de meritocracia, ou seja, vai depender do cumprimento das metas de assistência técnica pactuadas, que podem abranger da redução da mortalidade infantil na região ao aumento da produtividade e renda na propriedade.

“A extensão rural é fundamental para a atividade e também para a promoção social. Precisamos consolidar essa mudança e levar assistência técnica para, pelo menos, um milhão de propriedades”, destaca o 1º vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, João Martins da Silva Júnior.

Na opinião do fundador e pesquisador da Embrapa, Eliseu Roberto Alves, um dos maiores desafios será acabar com as restrições de mercado para os produtores terem retorno, em produtividade e renda, e perceberem que a aquisição de conhecimento é decisiva nesse processo.

“Nas regiões em que o produtor rural consegue ter uma vida melhor, ele percebe a importância da assistência técnica. O sul do país não tem os mesmos problemas que o Nordeste”, exemplifica.

Para ele, a assistência técnica foi decisiva para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, mas não pode ficar limitada a um grupo pequeno de estabelecimentos, como tradicionalmente ocorreu no país, pois isso incentiva a permanência da desigualdade.

“Precisamos aprender a fazer o diagnóstico certo. Temos que selecionar os grupos que realmente podem sair da pobreza com a agricultura, senão vamos repetir a mesma história. O Senar é descentralizado, está presente em todos os Estados do País, e tem condições de identificar quem realmente precisa de assistência técnica”, acredita.

Programa em andamento

Na Bahia, a semente da assistência técnica são as ações de validação que já ocorrem dentro do Programa de Formação de Empreendedores (FEM). Considerada uma das etapas mais importantes pelos produtores rurais, o acompanhamento profissional será ampliado com a contratação de 35 profissionais específicos para essa finalidade.

“Existe fome de assistência técnica. A demanda por ser assistido e acompanhado é imensa. Isso vai coroar o processo de capacitação mais integral dos produtores e dos trabalhadores rurais”, ressalta o superintendente do Senar/BA, Geraldo Magalhães Machado.

Durante o primeiro dia do evento também foram realizadas apresentações sobre a Rede e-Tec do Senar, o Programa Sertão Empreendedor: um novo tempo para o semiárido e o Programa Viver Bem no Semiárido.

Assistência Técnica do Senar:

- Assistência técnica para grupos de produtores selecionados

- Remuneração de técnicos de acordo com mérito e alcance das metas pactuadas

- Desenvolvimento e implantação de sistema de controle de dados e indicadores de assistência técnica

- Acompanhamento mensal da evolução do produtor ou visitas de acordo com a característica da cadeia produtiva

- Obrigatoriedade de participação do produtor em programa de qualificação profissional

 

Página Rural/JE

superintendentes do Senar, Sistema CNA/Senar, encontro de alinhamento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens